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GOV.BR

Gov.br fica ainda mais fácil para o cidadão

Ao atingir 112 milhões de pessoas cadastradas, mais da metade da população brasileira, a plataforma inova no acesso aos serviços públicos
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Publicado em 16/09/2021 13h04 Atualizado em 31/10/2022 14h32

Lançado há dois anos e hoje reunindo os 4,7 mil serviços do Governo Federal, o gov.br está mais próximo do cidadão. As mudanças já são perceptíveis para os 112 milhões de usuários da plataforma. O acesso aos serviços foi facilitado, em destaque no topo da página inicial, para que o cidadão encontre o que precisa sem perder tempo. E as mudanças estão apenas começando.  

O conteúdo está cada vez mais personalizado. Ou seja, o gov.br apresenta sugestões conforme o perfil de cada cidadão. Isso é possível com base no histórico de navegação do usuário na plataforma, em observância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).  

“Nada mais lógico do que evoluir todos os dias, tornando o gov.br mais simples e fácil de utilizar. Quando assumimos, em janeiro de 2019, havia 1,8 milhão de pessoas ali cadastradas. Passamos a concentrar nele todos os sites e serviços do Governo Federal e agora ultrapassamos metade da população brasileira. É um marco”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “O gov.br promove relacionamento digital do governo com o cidadão e, com isso, melhora a administração pública e combate a burocracia”, acrescenta.    

O gov.br soma mais de 3,3 mil serviços digitalizados - 71% do total existente. Até o final do próximo ano, a meta definida na Estratégia de Governo Digital é atingir os 100%. 

“Hoje, com apenas um clique, os brasileiros têm acesso a serviços e informações essenciais para o exercício da cidadania. O resultado: um governo único para o cidadão”, reforça o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. 

A pergunta é: de que forma você e tantos outros milhões de usuários podem dispor de um conteúdo personalizado em uma mesma plataforma? A resposta é a inteligência artificial. Quando você acessa o gov.br , procura informações e serviços de acordo com o seu perfil de navegação de usuário. É nesse momento que entra em cena a inteligência artificial. A plataforma apresenta recomendações de serviços com probabilidade de maior interesse para pessoas como você.   

Personalização na prática  

Agora um exemplo prático hipotético: João é pescador em Maragogi/AL. Ele procura no gov.br o serviço para realizar o Registro Geral da Atividade Pesqueira, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao acessar informações detalhadas do serviço, decide realizar o cadastro para se regularizar na profissão de ‘pescador’.   

A partir deste histórico, o gov.br passa a apresentar a João outros serviços relacionados à pesca - como Solicitar Registro de Colônia de Pescadores, por exemplo. Isso é o resultado da inteligência artificial, que personaliza o gov.br para João, facilitando o acesso dele aos serviços de governo.    

“Recentemente precisei dos serviços do gov.br para fazer a prova digital de vida. Os serviços são excelentes, não tive nenhuma dificuldade, fiz rápido e o resultado foi o melhor possível”, atesta o empresário de comunicação baiano Geraldo Vilalva Ribeiro, 76 anos, que hoje vive em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos, e conta ter recorrido às informações da plataforma. “Recomendo a todos os brasileiros que residam tanto no Brasil quanto no exterior: passem a usar esse serviço”.   

Avanços acelerados como uma startup  

O gov.br é uma das iniciativas aceleradas pelo programa Startup gov.br e desenvolvida em parceria com o Serpro. Para tornar ainda mais efetiva a transformação digital do governo brasileiro, a Secretaria de Governo Digital lançou o Startup gov.br em março deste ano.    

Os esforços estão focados em projetos digitais de forte impacto no poder público, aplicando metodologias ágeis de trabalho, com equipes multidisciplinares, entregas mensuráveis e prazos definidos. Há equipes atuando nas mais diversas frentes no Startup gov.br , como regularização fundiária, transportes, assistência social e educação, com especialistas em tecnologia, ciência de dados e experiência do usuário, entre outros.  

“Queremos aprimorar a experiência dos cidadãos que acessam serviços em canais digitais do governo por meio da simplificação e personalização de conteúdo”, ressalta a diretora Emmanuelle Oliveira, responsável pelas mudanças na plataforma do governo. “O gov.br tem o objetivo de aproximar o cidadão do governo, colocando-o no centro e construindo um relacionamento baseado na confiança e no empoderamento do usuário de serviços públicos”.

Com informações Ministério da Economia

 

Assistência Social
Tags: gov.brMinistério da EconomiaGoverno digital

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