Notícias

Comunicações

Governo anuncia cobertura banda larga móvel 4G e programa WiFi na Praça na Ilha do Marajó (PA)

Seis localidades serão beneficiadas com o 4G, sendo que a maior parte está localizada, em área rural
Publicado em 10/10/2020 11h48 Atualizado em 10/10/2020 11h50
Governo anuncia cobertura banda larga móvel 4G e programa WiFi na Praça na Ilha do Marajó (PA)

O projeto WiFi na Praça permite o acesso gratuito e ilimitado à internet por meio de antena satelital, instalada pela Telebras em praças públicas de comunidades com baixa ou nenhuma conexão de internet - Foto: PR

Internet de qualidade e gratuita na Ilha do Marajó, no Pará. As comunidades do arquipélago vão passar a contar com cobertura 4G e novo ponto de internet gratuita, por meio do programa WiFi na Praça. A ação faz parte Do Programa Abrace o Marajó, apresentado nesta sexta-feira (9) pelo Governo Federal, em Breves (PA).

“Estamos trazendo conectividade”, disse o disse o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que participou da cerimônia em Breves. “Sabemos que hoje a questão da internet virou algo essencial, um serviço essencial; e estamos trazendo aqui para a região”, completou.

Banda Larga

Seis localidades no interior da Ilha de Marajó serão beneficiadas com a implementação da cobertura banda larga móvel com tecnologia 4G. Grande parte, em área rural, com precário acesso à internet. São elas: os distritos de Mainard, Câmara do Marajó, Retiro Grande, Piriá, São Miguel do Pracuúba e Joanes. No total, mais de 7 mil pessoas serão beneficiadas. 

“Estamos trazendo 4G para 350 cidades do Brasil, mas, principalmente, na região Norte e Nordeste”, disse o ministro das Comunicações.

A Ilha de Marajó está contemplada no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Governo Federal, por meio da Anatel, e a TIM. O acordo prevê a cobertura 4G em 350 municípios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A previsão é que essa estrutura esteja concluída até 2022. De acordo com o ministério das Comunicações, aproximadamente três milhões de brasileiros serão amparados com a expansão da rede de telefonia móvel.

Wifi na Praça

O projeto WiFi na Praça permite o acesso gratuito e ilimitado à internet por meio de antena satelital, instalada pela Telebras em praças públicas de comunidades com baixa ou nenhuma conexão de internet. Segundo o Ministério das Comunicações, a antena é ligada ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, fornecendo uma conexão de 20 Mbps com cobertura em um raio de 200 metros disponível a qualquer cidadão.

“Essa antena da Telebras vai trazer WiFi na Praça aqui, wifi de graça a partir de hoje. E pegando num raio de 200 metros. O primeiro local foi lá no meu estado, no Rio Grande do Norte, que é do tamanho da ilha do Marajó. E o segundo do Brasil foi aqui, em Breves", disse o ministro.

A comunidade de Corcovado, em Breves, será atendida pelo projeto. Em agosto, o WiFi na Praça foi levado a cidade de Angélica, no Rio Grande do Norte.

Governo eletrônico

O Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) foi responsável pela instalação de 94 pontos de internet banda larga via satélite em todos os 12 municípios da Ilha de Marajó durante o Governo do Presidente Jair Bolsonaro. Esses pontos estão em escolas, unidades de saúde, fronteira, faculdade e biblioteca.

Dos 94 pontos, 79 foram instalados em zonas rurais e 15 em zonas urbanas.