Notícias

Coronavírus

Itamaraty cria Grupo Especial de Crise para auxiliar brasileiros impedidos de voltar ao Brasil

Anac disponibiliza formulário online para ter mais informações sobre brasileiros com dificuldade de retornar ao País
Publicado em 19/03/2020 18h15 Atualizado em 22/03/2020 13h33
Tweet MRE.jpg

O Ministério das Relações Exteriores (MRE), ciente e atento às diversas limitações à circulação de pessoas entre países estabelecidas nos últimos dias em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-19), criou o Grupo Especial de Crise para auxiliar os cidadãos brasileiros que estão impedidos de retornar ao Brasil.
 
No momento, os esforços estão concentrados em gestões diplomáticas com autoridades nos diversos países, para abertura excepcional de espaços aéreos, e em entendimentos com companhias aéreas, para a realização de voos destinados a repatriar os brasileiros.  
 
A atuação das embaixadas e consulados do Brasil, que, desde o início da pandemia, mantêm contato direto com os turistas brasileiros, já permitiu mapear as dificuldades enfrentadas por nossos cidadãos para retornar ao Brasil.

Por meio de suas redes sociais, o Itamaraty informou que, na próxima sexta-feira (20), serão realizados voos especiais a Lima, Peru, para repatriar brasileiros retidos em decorrência do surto de coronavírus.

O MRE ainda informou que obteve autorização junto às autoridades francesas de Guadalupe, no Caribe, para desembarque de 139 turistas brasileiros que estavam a bordo do navio de cruzeiro Costa Favolosa, ancorado na ilha. Todos puderam desembarcar e retornaram ao Brasil em navio fretado pela empresa Costa Cruzeiros.
 
De forma a agilizar o atendimento aos que necessitam de apoio, o Itamaraty solicita que as comunicações sejam feitas pelos números de telefones listados abaixo. O Itamaraty permanecerá empenhado em solucionar a presente situação e continuará prestando todo apoio consular a brasileiros impedidos de retornar ao Brasil.
 
Américas: +55 61 98260-0610
 
Europa: +55 61 98260-0787
 
África e Oriente Médio: +55 61 98260-0568
 
Ásia e Oceania:  +55 61 98260-0613

Coleta de dados

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibiliza formulário online para receber informações de brasileiros que compraram passagem e não estejam conseguindo voltar para o País. 

Com as informações coletadas pela Anac, as autoridades brasileiras seguirão com os esforços para ajudar a viabilizar a volta os brasileiros que tiveram seus voos cancelados em países que estão com restrições para deslocamento aéreo. 

Por meio da plataforma, todos os brasileiros que desejam retornar ao País, bem como estrangeiros autorizados, devem preencher o formulário individualmente. A partir da coleta dos dados dos passageiros, será analisado o número de pessoas a serem deslocadas de cada país e a possibilidade de novos voos de retorno ao Brasil.

Acesse www.anac.gov.br/brasileironoexterior e cadastre-se.

 

Com informações do Ministério das Relações Exteriores