Notícias

ALERTAS

Defesa Civil dispara mensagens de alertas de prevenção contra o Covid-19

Quinze estados e o Distrito Federal já recebem as informações via SMS. A medida ajuda a conter a proliferação do vírus no País
Publicado em 30/03/2020 12h49
Defesa Civil Nacional registra envio de mais de 68 milhões de mensagens com alertas sobre coronavírus

Os interessados em receber os avisos por SMS devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199 da Defesa Civil - Foto: Ministério do Desenvolvimento Regional

A Defesa Civil Nacional informou na última sexta-feira (27) que quinze estados e o Distrito Federal estão utilizando o sistema de alertas via SMS para avisos e informações à população sobre medidas para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus. Segundo o órgão, sessenta e oito milhões de pessoas já receberam as informações sobre as medidas de combate ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil.  

Alertas

No município de Angra do Reis, no Rio de Janeiro, por exemplo, os moradores receberam via SMS a seguinte mensagem: “Angra – Alerta máximo! O momento é de conscientização. Ajude a conter a contaminação do coronavírus. Permaneça em casa!!!”.

No estado o Ceará o alerta foi para o cuidado com os hábitos de higiene, “Higienize as mãos e objetos pessoais. Mantenha o isolamento social recomendado pela Secretaria de Saúde”.

O conteúdo distribuído entre a população é de responsabilidade dos órgãos locais de proteção e defesa civil. Atualmente, cerca de 100 Defesas Civis estaduais e municipais possuem credenciamento atualizado para fazer a inserção de informações e envio de alertas para a população, com orientações específicas para cada região.

Como se cadastrar

Os usuários interessados em receber os avisos por SMS devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199 da Defesa Civil. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse. A pessoa pode cadastrar mais de um CEP residencial. Os informativos são gratuitos. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

Aeroportos

Todos os passageiros que circulam nos 34 aeroportos internacionais do País, já recebem avisos em seus celulares com orientações sobre o coronavírus. Neste caso, a pessoa não precisa realizar cadastro. A ação faz parte de uma parceria entre o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional