Notícias

Infraestrutura

Município do litoral cearense receberá recursos para obras de contenção ao avanço do mar

Repasse do Governo Federal para Caucaia possibilitará obras de prevenção de desastres naturais
Publicado em 10/02/2020 15h54
Município do litoral cearense receberá recursos para obras de contenção ao avanço do mar

Caucaia (CE) receberá R$ 10,9 milhões para obras - Foto: Prefeitura de Caucaia

A cidade de Caucaia (CE), região metropolitana de Fortaleza, vai receber um repasse de R$ 10,9 milhões para a execução de obras de prevenção de desastres naturais. O investimento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foi publicado na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial da União.

Os recursos serão utilizados para a implantação de degraus que barram o avanço do mar e, com o tempo, vão retendo a areia das ondas e reconstruindo a praia.

Para receber auxílio emergencial, estados e municípios precisam obter o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual, que deve atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa nº 2/2016. Prefeituras e governos também devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

Ações emergenciais

O Governo Federal também reconheceu a situação de emergência em seis municípios do Amazonas e do Rio Grande do Sul. Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população.

As cidades gaúchas de Estrela Velha, Herveiras, Lagoão, Pinhal Grande e Ponte Preta sofrem com os efeitos da estiagem. Já a amazonense Japurá enfrenta erosão de margem fluvial.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional