Notícias

Assistência

Defesa Civil Nacional disponibiliza apoio aos estados do Sudeste afetados por fortes chuvas

Ações são para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.
Publicado em 03/01/2020 17h29 Atualizado em 03/01/2020 17h33
Defesa Civil Nacional disponibiliza apoio aos estados do Sudeste afetados por fortes chuvas

- Foto: EBC

O Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), acompanha e apoia as ocorrências de fortes chuvas nos estados do Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP). Nesta sexta-feira (3), o secretário coronel Alexandre Lucas, fez contato telefônico com os responsáveis pelas defesas civis dos estados afetados para obter informações sobre os danos e disponibilizar apoio do Governo Federal. “Estamos acompanhando a situação para apoiar as defesas civis locais em caso de necessidade. É também a orientação do ministro Gustavo Canuto”, ressaltou.

Caso os estados ou os municípios mais afetados precisem de apoio financeiro, é necessário publicar o decreto da situação de emergência ou calamidade pública e encaminhar o pedido de reconhecimento federal à Sedec, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais. Após a portaria de reconhecimento ser publicada no Diário Oficial da União, o ente pode fazer a solicitação de recursos  para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

Alertas sobre desastres naturais

A Sedec informa que atua constantemente enviando alertas aos órgãos competentes sobre riscos de desastres naturais, assim como para a população, por meio de SMS e mensagens nas TVs por assinatura. Os moradores dos estados afetados devem ficar atentos aos canais e, caso não tenham se cadastrado para receber os avisos pelo celular, devem realizar a inscrição.

“O cadastro para o envio de SMS é fundamental para preservarmos vidas e minimizarmos os prejuízos econômicos, porque o cidadão recebe com antecedência o alerta e pode se deslocar para abrigos e locais seguros. Por isso, reforçamos à população a importância de se cadastrar no sistema da Defesa Civil Nacional. É uma medida simples, mas que pode ser decisiva”, destaca coronel Alexandre Lucas.

Cadastro

Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a seguinte mensagem confirmará o êxito da operação: “Cadastro realizado com sucesso. O celular está apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199”. É permitido cadastrar mais de um CEP. E, se o usuário quiser saber quais localidades estão habilitadas naquele celular, basta enviar a palavra "consultar" para o mesmo número.

Com informações da Defesa Civil