Notícias

PREVISÃO DO TEMPO

Inmet lança aplicativo em comemoração aos 111 anos

O usuário receberá aviso meteorológico no celular com informações sobre o tipo de aviso, severidade e duração
Publicado em 18/11/2020 17h47
Inmet lança aplicativo em comemoração aos 111 anos

Desde 1909, o Instituto é responsável por monitorar e gerar informações meteorológicas, entre várias outras funções - Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, completa, nesta quarta-feira (18), 111 anos de serviços prestados à sociedade brasileira.

Em comemoração, o órgão lança um novo aplicativo com diversas funcionalidades e informações meteorológicas. Além da previsão de tempo para todo o Brasil, o aplicativo oferece informações em tempo real de todas as estações meteorológicas do instituto, imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar.

O grande diferencial do aplicativo são os avisos meteorológicos. Sempre que um aviso meteorológico for emitido para a região do usuário, uma notificação será enviada diretamente para o celular com as informações do tipo de aviso, severidade e duração.

O aplicativo está disponível nas versões para Android e IOS.

Importância do Inmet

Desde 1909, o Instituto é responsável por monitorar e gerar informações meteorológicas; elaborar e divulgar em nível nacional a previsão do tempo; promover a execução de estudos e levantamentos climatológicos aplicados ao setor agrícola; acompanhar a evolução dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña; coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas; coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados; entre outras funções.

Além disso, o Inmet representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) e, por delegação da entidade, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.


Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento