Notícias

IRRIGAÇÃO

Região do sul do Mato Grosso passa a contar com primeiro Polo de Produção Irrigada

Os estados de São Paulo, Minas Gerais e o Rio Grande do Norte devem ser beneficiados com a ação até o final deste ano
Publicado em 18/03/2020 11h56
Região do sul do Mato Grosso passa a contar com primeiro Polo de Produção Irrigada

Agricultura irrigada será fortalecida na região sul do Mato Grosso - Foto: Agência Brasil

A região sul do Mato Grosso (MT) passa a contar com um Polo de Produção Irrigada. O objetivo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é desenvolver ainda mais a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de produtores e Governo Federal. A ação também prevê como foco principal a geração de emprego e renda, além do desenvolvimento dos setores produtivos, organizando esforços e investimentos. O projeto vai atuar em uma área de 120 mil hectares distribuídas em 25 municípios do estado.  Terão destaque principalmente as áreas de produção de algodão, feijão e soja.

Antes da implantação dos polos de irrigação o governo faz uma seleção nas localidades. A região precisa apresentar alguns requisitos básicos, entre eles, a existência de organização social na área, preferencialmente com associação de irrigantes; região com representatividade na agricultura irrigada, com expressiva produção estadual ou regional; e potencial de aprofundamento tecnológico, de inovação e de expansão.

O coordenador-geral de Agricultura Irrigada do Ministério do Desenvolvimento Regional, Frederico Cintra, explica que os pré-requisitos são necessários para o melhor desenvolvimento econômico. “Nós damos todo o apoio técnico, inclusive fazendo gestão junto a outros ministérios e órgãos para permitir que a atividade econômica possa crescer cada vez mais. São eles, no entanto, quem gerenciam a carteira de projetos dos polos, com nosso acompanhamento. Por isso, esses pré-requisitos são necessários”, disse.

Em 2020, o Governo Federal prevê a instalação de outros três novos polos que beneficiarão agricultores nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.

Projeto

O projeto Polos de Produção Irrigada são grandes aglomerados agrícolas onde a agricultura irrigada está presente com potencial de expansão, considerando especialmente a disponibilidade água e de solo. Lançado em abril de 2019, o projeto já possui cinco unidades instaladas no País. No total, já são 650 mil hectares beneficiadas nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Mato Grosso. No estado de Goiás estão presentes os polos de Produção Irrigada Sustentável do Vale do Araguaia e o Polo de Produção Irrigada do Planalto Central de Goiás. Saiba mais sobre o projeto Polos de Produção Irrigada.

Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional