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INFRAESTRUTURA

Obras de modernização permitem enfrentar assoreamento histórico na Hidrovia da Lagoa Mirim (RS)

Projeto coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos amplia a segurança da navegação, fortalece a integração com o Uruguai e impulsiona o desenvolvimento econômico no sul do estado
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Publicado em 23/12/2025 13h09
Hidrovia da Lagoa Mirim

Modernização enfrenta o assoreamento histórico e amplia a segurança da navegação, fortalecendo a integração com o Uruguai e o desenvolvimento regional. - Foto: Divulgação

O Governo Federal publicou, nesta terça-feira (23), dois editais de licitação para a modernização da Hidrovia da Lagoa Mirim, no Rio Grande do Sul. O projeto é coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e terá execução técnica a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A iniciativa integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2013 e entra agora na fase de execução. As intervenções previstas incluem a elaboração de projetos executivos, a realização de obras de dragagem e a implantação de sinalização náutica, com foco na melhoria da navegabilidade e no aumento da segurança da navegação ao longo de todo o ano.

Os editais também contemplam serviços de levantamento hidrográfico e de supervisão técnica das obras. As ações abrangerão trechos estratégicos da Hidrovia Brasil–Uruguai, como o canal navegável da Lagoa Mirim, o canal de São Gonçalo, o canal do Sangradouro e o acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar (RS).

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a publicação dos editais representa um avanço concreto na retomada de projetos estruturantes para o setor hidroviário nacional. “A Hidrovia da Lagoa Mirim é estratégica para o desenvolvimento do Sul do país e para a integração com o Uruguai. Com a publicação desses editais, avançamos na modernização da infraestrutura, ampliamos a segurança da navegação e criamos condições para um transporte mais eficiente, sustentável e competitivo”, afirmou o ministro.

A modernização da hidrovia permitirá enfrentar problemas históricos de assoreamento e limitações operacionais, garantindo melhores condições de navegação e maior previsibilidade ao transporte hidroviário. A expectativa é fortalecer a logística regional, impulsionar a economia local e beneficiar as atividades produtivas do sul do estado.

Além de seu papel na logística regional, a Hidrovia da Lagoa Mirim funciona como um corredor estratégico de integração com o Uruguai, contribuindo para o fortalecimento das relações econômicas e comerciais entre os dois países.

Licitações
As empresas interessadas poderão apresentar propostas a partir de 23 de dezembro de 2025, por meio do portal Compras.gov.br. A abertura das propostas está prevista para os dias 3 e 10 de março de 2026, conforme o cronograma específico de cada edital. Os documentos completos estão disponíveis no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e no site do Dnit.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: HidroviaLagoa Mirim DnitMPor Rio Grande do Sul
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