Notícias
SUSTENTABILIDADE
Pacto da Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos já teve adesão de mais de 30 empresas
Iniciativa criada pelo Governo Federal estimula a adoção de medidas de ESG - Foto: Divulgação
Trinta e uma empresas já manifestaram, até essa segunda-feira (2), interesse em aderir ao Pacto da Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), iniciativa criada para estimular a adoção de medidas de ESG (práticas de governança ambiental, social e corporativa), por companhias que atuam no setor de infraestrutura e operação de portos, aeroportos e navegação. O prazo final para aderir ao Pacto se encerra na próxima quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente.
O MPor irá analisar as propostas apresentadas pelos participantes e conceder selos de comprometimento como forma de reconhecer empresas comprometidas com ESG. Os selos de sustentabilidade serão entregues em novembro, durante a COP 30 em Belém (PA), e estão divididos em quatro categorias, de acordo com o comprometimento da empresa: bronze, prata, ouro e diamante.
O Pacto faz parte da Política de Sustentabilidade do Ministério e tem como objetivo adotar medidas para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a implementação de programas sociais e ambientais e o alinhamento às metas globais da Agenda 2030. A iniciativa também visa fortalecer a competitividade do Brasil no cenário internacional, promovendo o desenvolvimento sustentável e atraindo investimentos para os setores portuário, aeroportuário e hidroviário.
Lançado em janeiro deste ano, o Pacto exige das companhias estar em dia com uma série de obrigações, como não ter histórico de denúncias comprovadas de trabalho forçado ou infantil. De acordo com a diretora de Sustentabilidade da Secretaria Executiva do MPor, Larissa Amorim, o compromisso deve ser renovado anualmente, sob pena de revogação do selo. “A nossa meta é estimular a participação das empresas e reforçar a responsabilidade socioambiental em cada uma delas. O compromisso não é opcional. Anualmente será necessário comprovar o atendimento aos compromissos acordados. Caso não cumpra, o selo será revogado”, explicou.
Participação
A Política de Sustentabilidade do MPor visa garantir que as infraestruturas logísticas atendam suas finalidades com respeito ao meio ambiente, à dignidade humana, à continuidade da prestação do serviço e ao interesse público. Para participar, as empresas interessadas devem preencher o formulário disponível na página do programa (clique no link para acessar).
Para aderir ao Pacto, as empresas interessadas não podem ter denúncias de assédio não apuradas nem ter sido condenadas ou com denúncias pelo uso de trabalho forçado/infantil. O reconhecimento virá com um selo, com níveis diferentes de acordo com o grau de envolvimento das empresas.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos