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ROADSHOW

Maior projeto do PAC, túnel Santos-Guarujá atrai atenção de investidores internacionais em Portugal

Governo Federal apresenta a investidores europeus detalhes do projeto do túnel Santos-Guarujá
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Publicado em 21/04/2025 16h54 Atualizado em 12/05/2025 18h33
Maior projeto do PAC, túnel Santos-Guarujá atrai atenção de investidores internacionais em Portugal

Maior projeto do PAC, túnel Santos-Guarujá atrai atenção de investidores internacionais em Portugal - Foto: Ascom MPor

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, iniciou nesta segunda-feira (21) o roteiro pela Europa para apresentar a empresas privadas, instituições de investimento e operadores internacionais detalhes do projeto do túnel Santos-Guarujá, o primeiro empreendimento imerso realizado no Brasil e o maior da América Latina.

Silvio Costa Filho iniciou o roadshow internacional do túnel Santos-Guarujá em Portugal, com uma apresentação do projeto aos representantes da Mota-Engil, empresa portuguesa com larga experiência no ramo de infraestrutura. Durante sua explanação, o ministro ressaltou a importância do projeto para o país e elencou as garantias de retorno que o empreendimento trará aos investidores.

"Estamos muito felizes em poder apresentar aos principais players globais uma obra tão aguardada pelo povo brasileiro, que vai beneficiar não apenas o Estado de São Paulo, mas todo o Brasil. O mundo olha hoje para o nosso país como quem vê uma janela de oportunidade única, porque contamos com projetos sólidos, que garantem segurança jurídica e o melhor ambiente para execução dos trabalhos. No governo do presidente Lula, lançamos o maior pacote em infraestrutura da história brasileira, com um volume de investimentos nunca antes visto", afirmou.

A Mota-Engil possui parceria com a China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores construtoras do mundo e responsável pela construção dos túneis submarinos da Baía de Dalian, de Shenzhen-Zhongshan e de Hong Kong–Zhuhai–Macau, subaquáticos mais complexos do mundo, todos localizados na Ásia. Carlos Mota Santos, CEO da empresa portuguesa, demonstrou interesse no projeto brasileiro e afirmou "querer fazer parte do empreendimento".

Benefícios para todos

Com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão imersos, o túnel Santos-Guarujá contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos passam diariamente entre as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

"Esse empreendimento vai mudar para melhor a vida de todos, pois, além de garantir maior celeridade na travessia entre os municípios, vai aumentar a competitividade do Porto de Santos, diminuindo, por exemplo, as interferências marítimas e minimizando os impactos ambientais", indicou o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou a relevância da obra para a mobilidade dos municípios e os benefícios que ela proporcionará a toda a sociedade. "Esse empreendimento é histórico e vai sair depois de uma espera de quase 100 anos. Vai tornar a travessia em minutos o que hoje leva quase uma hora", apontou.

Com décadas de experiência no setor público, especialmente no Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-ministro da corte e atual embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, garantiu que a modelagem do túnel traz benefícios e segurança para o operador. "Esse contrato traz a segurança de que foi examinado pelos órgãos jurídicos e contábeis competentes do país. Do ponto de vista da segurança jurídica, é extraordinário", informou.

Destaques do projeto

Além de assegurar uma ligação mais rápida e segura entre as duas margens, o túnel Santos-Guarujá trará benefícios também para os trabalhos do Porto de Santos, que passará a ter mais fluidez e maior movimentação de mercadorias.
Entre outros ganhos, podemos destacar:

- Melhoria na logística e no fluxo de caminhões;
- Desafogo do tráfego portuário;
- Redução de custos logísticos;
- Aumento da competitividade do porto;
- Menor interferência nas operações marítimas;
- Aumento da segurança no transporte de cargas;
- Sustentabilidade e redução do impacto ambiental.-

Expertise global

Com mais de 70 anos de mercado, a Mota-Engil está presente em 21 países, situados na Europa, África e América Latina. Posicionada como um dos 25 maiores grupos europeus de construção, o grupo atua na construção de diversas infraestruturas, como estradas, autoestradas, aeroportos, portos, barragens, edifícios, ferrovias, eletromecânica, fundações e geotecnia, serviços de mineração, além da construção e manutenção de plataformas de apoio ao segmento de Óleo e Gás.

Próximas etapas

Depois de Portugal, a comitiva do Governo Federal e do estado de São Paulo, seguem para a Holanda. Nesta terça e quarta-feira (22 e 23), em Amsterdã, representantes dos governos Federal e do Estado de São Paulo apresentarão o projeto a empresas mundialmente experientes em empreendimentos de infraestrutura. A missão Europa será finalizada com encontros com investidores internacionais em Copenhague, capital da Dinamarca.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Silvio Costa FilhoEuropa Túnel Santos-GuarujáAmérica Latina

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