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Ministro quer ampliar o Fundo da Marinha Mercante para navegação interior e criar IP4 na região norte

Em reunião com representantes da navegação de interior do país, ministro ouviu demandas e falou sobre fomento, segurança jurídica e garantias para o setor
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Publicado em 31/01/2024 21h36
Ministro afirma que governo quer agenda estratégica para setor portuário e hidroviário brasileiro

Ministro Silvio Costa Filho recebeu representantes e associados da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani) na sede do ministério - Foto: Vosmar Rosa/MPOR

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, recebeu, na tarde desta quarta-feira (31), representantes e associados da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani) para ouvir as demandas e explicar o que vem sendo feito e o que está nos planos do governo e do Ministério de Portos e Aeroportos para o setor. Costa Filho iniciou a reunião afirmando que a intenção do Ministério é construir uma agenda estratégica para o setor portuário e hidroviário brasileiro “com planejamento, início, meio e fim”.

De acordo com Costa Filho, o ministério vem trabalhando para criar um canal direto com todos os setores. “Estamos ampliando o diálogo com a Casa Civil, dentro do governo, com outros ministérios, com as agências e com o Tribunal de Contas da União (TCU), que é um parceiro permanente do Ministério. Para mim, é muito bom ouvir vocês e cada vez mais aumentar esse canal direto, para podermos ajudar o Brasil nesse momento desafiador que estamos vivendo. Acho que as coisas estão caminhando de forma positiva”.

Dentre as demandas trazidas pelos representantes do setor estão a segurança nos rios para transporte de cargas e de passageiros e, para os ribeirinhos, melhorias no fundo de desenvolvimento e fomento para a área, além de renovação de barcos e das frotas.

O presidente da Abani, Dodó Carvalho, afirmou que o desenvolvimento do Brasil passa pela navegação interior. Conforme Carvalho, a reunião serviu para trazer as demandas do setor, mas, sobretudo, para colaborar com o governo. "Nós temos hoje a frota mais nova de balsa-tanque do mundo. Devemos ter algo em torno de 600 barcaças-tanque em toda a Amazônia, por conta do Fundo da Marinha Mercante, que é para nós benefício, injeção na veia”.

O ministro disse que trabalha para uma maior democratização do Fundo da Marinha Mercante, para estimular ainda mais o investimento e o crescimento do setor. “Queremos desburocratizar e trazer mais segurança jurídica e tentar criar mais garantias para o fundo”.

IP4
O ministro também falou sobre a suplementação no orçamento para a criação de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4). Essas instalações são localizadas fora do porto organizado e utilizadas para a movimentação de passageiros ou mercadorias em embarcações de navegação interior. Elas ficam em municípios que dependem exclusivamente do transporte hidroviário e trazem segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e insumos. Atualmente no Brasil existem 55 IP4.

“Queremos apresentar um Plano Nacional de IP4 para a Amazônia Legal.Nossa expectativa é fazer novas instalações e requalificar as já existentes. Para esses próximos três anos, queremos fazer novos 20 IP4s por ano. Faz parte da nossa visão estratégica para dialogar com toda a malha hidroviária da Amazônia Legal”, explicou.

Crescimento econômico
Na audiência, Silvio Costa Filho comemorou a volta do crescimento econômico do Brasil e a nova posição do país, que passou da 11ª para a 9ª posição no ranking das maiores economias do mundo.

“Também terminamos o ano com um crescimento no setor portuário de mais de 6%, na aviação de mais 15%, saindo de 98 milhões de passageiros nacionais e internacionais, para 112 milhões, o crescimento dos últimos 5 anos. E esperamos, para os próximos três anos, chegarmos a mais de 140 milhões de passageiros.”

O ministro falou também sobre as importantes obras de infraestrutura que estão sendo feitas, como a construção do Túnel imerso Santos-Guarujá, pelo Programa de Aceleração de Crescimento, o Novo PAC. “Além da importância da obra, teremos a criação de milhares de empregos”.

Abani
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior (Abani) é uma entidade privada e sem fins lucrativos e conta com 28 associados de Norte a Sul do País. A associação agrega transporte de passageiros, de carga e contêineres. De acordo com o Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), 43 milhões de toneladas de cargas foram transportadas pela navegação interior somente no ano de 2023.

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Tags: HidroviasPortosIP4ABANISilvio Costa FilhoMinistério de Portos e Aeroportos
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