Diálogos das Juventudes CPLP
A Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta essencial para a sensibilização, envolvimento e formação social e comunitária de todo o globo. Assumindo a necessidade do envolvimento que ultrapasse as fronteiras geopolíticas do mundo frente aos desafios socioambientais que assolam a existência humana e não humana, a EA se estrutura como uma potente estratégia mobilizadora para e com as juventudes. A articulação das juventudes dos países de Língua Portuguesa, as juventudes lusófonas, apresenta assim, um caminho para a construção de pontes e trocas decoloniais e internacionais a partir da ação conjunta entre instâncias representativas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)* em prol de alavancar a discussão da política de Educação Ambiental e a incidência jovem no cenário internacional de tomada de decisão.
Sendo assim, o projeto Diálogos das Juventudes da CPLP pelo Meio Ambiente e Justiça Climática pretende promover uma interlocução intercultural entre os países lusófonos e Galícia, com as juventudes, para compartilhar saberes, experiências e estratégias relacionadas à educação ambiental, mobilização social e participação no enfrentamento das mudanças do clima.
*A CPLP, fundada em 1996, é uma organização intergovernamental, constituída por Países de diferentes regiões que partilham um percurso e passado histórico com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica, social e política. Atualmente possui nove Estados-Membros permanentes, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste além de membros observadores consultivos e associados