RESUMO
O QUE É A VI CNIJMA: Processo de mobilização que convida as escolas a desenvolverem jornadas pedagógicas em prol da justiça climática, engajando crianças, adolescentes e jovens na transformação de suas comunidades escolares e dos territórios onde estas se situam.
TEMA DA VI CNIJMA: Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática.
QUEM PARTICIPA: Escolas com turmas do 6º ao 9ª ano do ensino fundamental.
QUEM PODE SER DELEGADO: Crianças e adolescente de 11 a 14 anos, matriculados do 6ª ao 9º ano do ensino fundamental.
EDIÇÕES DA CONFERÊNCIA: mais de 20 milhões de participantes entre 2003 e 2018.
QUEM ORGANIZA A VI CNIJMA: Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), Ministério da educação (MEC) e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
APRESENTAÇÃO
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). É um convite para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima. O principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.
Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a VI CNIJMA é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
Ao longo de cinco edições (2003-2018), a conferência envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores, gestores da educação e do meio ambiente. Esse histórico de participação e engajamento demonstra a importância e o impacto positivo deste processo pedagógico na construção de uma consciência ambiental e cidadã em nosso país.
Em 2025, o tema da conferência é: Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática, e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em Belém (PA). Podem ser delegados da conferência crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
VI CNIJMA
*Anos finais do ensino fundamental (de 6º ao 9º ano)
Fonte: Censo Escolar 2023/Inep
CONHEÇA A VI CNIJMA
Saiba Mais
Videos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
CNIJMA encerra com lançamento de gincana nacional
Encerramento do evento celebrou o protagonismo infantojuvenil e lançou a Gincana Nacional Justiça Climática, que buscará transformar o aprendizado da conferência em ação permanente nos territórios
CNIJMA: delegados resolvem desafios da emergência climática
Gincana com atividade prática colocou estudantes de todo o país diante de desafios reais para pensar soluções coletivas para emergências climáticas. Conferência nacional termina nesta sexta-feira (10), em Luziânia (GO)
CNIJMA: estudantes entregam carta compromisso ao presidente Lula
Delegados da 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente apresentaram a Lula e Camilo Santana a Carta Musical Raiz que Floresce e a Carta Compromisso pelo Futuro do Planeta, que está em construção
Segundo dia da CNIJMA destaca oficinas temáticas
Atividades formativas integram ciência, arte e saberes tradicionais em prol da justiça climática e da sustentabilidade. Evento vai até sexta-feira (10) em Luziânia (GO)