Notícias
PREVENÇÃO E COMBATE AOS INCÊNDIOS
Comitê Nacional do Manejo Integrado do Fogo aprova resolução para implementar medidas preventivas aos incêndios florestais em imóveis rurais
Colegiado também aprovou uma resolução referente ao Sistema Nacional de Informações sobre Fogo (Sisfogo) - Foto: Rogério Cassimiro/MMA
O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Comif) aprovou resolução que define critérios técnicos para implementação de medidas de prevenção e preparação aos incêndios florestais em imóveis rurais, estabelecidas em normativa anterior. A deliberação ocorreu durante a 4° reunião ordinária do colegiado, na última quarta-feira (6/8), em Brasília (DF), com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Na ocasião, a ministra ressaltou a parceria entre governo federal, estados e sociedade civil organizada nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. "Sem ela, é impossível pensar em enfrentar os incêndios, seja nas ações de prevenção, seja no combate quando o incêndio acontece”, reforçou. “Vivemos um momento de extremo climático. Isso aumenta os nossos compromissos, mas também deve aumentar as nossas parcerias”, completou a ministra.
A norma aprovada busca reduzir as ignições irregulares ou ilegais que possam causar incêndios florestais, além de incentivar o planejamento e a realização de ações conjuntas de prevenção entre proprietários rurais.
O colegiado, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), também aprovou uma resolução referente ao Sistema Nacional de Informações sobre Fogo (Sisfogo), plataforma destinada ao registro de ocorrências de incêndios e autorizações para queimas controladas e prescritas. A norma define diretrizes para o uso e atualização do sistema, com o objetivo de assegurar a transparência, a organização e o acesso público aos dados relacionados ao manejo integrado do fogo em todo território nacional.
Outro ponto deliberado recomenda a aprovação da resolução que disciplina critérios e condições mínimas para emissão de autorização por adesão e compromisso para queima controlada com finalidade agrossilvipastoril. O documento é direcionado ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Ainda na reunião, foi apresentado a atualização do sistema Alarmes do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa/UFRJ).
Lei do Manejo Integrado do Fogo
Na última quinta-feira (31/7), a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF) completou um ano (saiba mais aqui). Criada pela Lei nº 14.944/2024, a PNMIF é gerida pelo MMA e busca estabelecer a coordenação entre governo federal, estados, municípios, setor privado e sociedade civil para fortalecer e ampliar medidas de prevenção, preparação e controle de incêndios.
A governança da PNMIF é realizada pelo Comif, que reúne órgãos federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil.
Desde sua instalação, o Comif já realizou seis reuniões plenárias e mais de 30 reuniões de grupos de trabalho. Também foram aprovadas quatro resoluções, quatro recomendações e a criação de cinco grupos de trabalho e da Câmara Técnica de Articulação Interfederativa.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA