Notícias

Ministério do Meio Ambiente participa de 5ª reunião ministerial sobre ação climática

Publicado em 25/03/2021 20h00

Reunião debateu resultados internacionais e medidas sobre mudanças climáticas

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou nesta terça-feira (23/3) da 5ª sessão da Reunião Ministerial sobre Ação Climática (MoCA, na sigla em inglês). A reunião é organizada anualmente por União Europeia, Canadá e China e contou com a presença do embaixador do Clima dos EUA, John Kerry, do presidente da COP-26, Alok Sharma, do vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e ministros responsáveis pelas questões de mudanças climáticas de diversos países.

As reuniões do MoCA têm foco na promoção de ações climáticas para a implementação do Acordo de Paris. Anualmente, participam das reuniões ministros e representantes de mais de 30 países, além de outras partes que integram negociações climáticas internacionais.

Durante a reunião, o ministro Ricardo Salles ressaltou a importância da execução de um plano de ações concretas e estratégias para a gestão e redução dos riscos climáticos no Brasil, tendo em vista os impactos sociais, ambientais e econômicos resultantes das alterações climáticas.

O ministro reforçou também alguns avanços alcançados pelo país: “O Brasil reduziu o desmatamento ilegal na Amazônia em mais de 20% nos últimos sete meses. Além disso, evitou emissões de quase 8 gigatoneladas de CO2 por desmatamento evitado nos últimos anos”, ressaltou. O Brasil também se destaca, em perspectiva global, pela utilização de energias renováveis no combate às mudanças climáticas. As fontes renováveis (incluindo eólica, solar e biocombustíveis) representam quase 50% da matriz energética do país e mais de 80% da rede elétrica.

 

 

Ascom MMA
(61)2028-1227