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Plano Clima

Governo federal, Estados e municípios elaboram plano de adaptação à mudança do clima

Representantes dos três níveis de governo participaram de oficina para construção do novo Plano Clima
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Publicado em 21/03/2024 18h56 Atualizado em 29/05/2025 09h33
Ministra Marina Silva participa da abertura da oficina "Federalismo Climático". Foto: MMA

Ministra Marina Silva participa da abertura da oficina "Federalismo Climático". Foto: MMA

O governo federal realizou na terça e quarta-feira (19 e 20/3) oficina com representantes de Estados e municípios para articular a coordenação e cooperação na adaptação à mudança do clima. O encontro em Brasília (DF) é parte da atualização do Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), que guiará a política climática brasileira até 2035. 

Os participantes da oficina "Federalismo Climático" debateram papéis, responsabilidades e possibilidades de ações dos diferentes níveis de governo na adaptação à mudança do clima, buscando identificar necessidades, prioridades e demandas dos Estados e municípios para o novo Plano Clima. As informações também direcionarão iniciativas federais para apoiar governos subnacionais na construção de suas estratégias de adaptação.

A ministra Marina Silva destacou na abertura da oficina, no Palácio Itamaraty, as diferentes responsabilidades no combate à mudança do clima. Os problemas, possibilidades de ação e capacidades de articulação e mobilização de recursos, completou, variam entre as esferas de governo: 

“O Brasil é um país diverso, com a realidade bastante diversificada em relação aos problemas que nos afetam", afirmou a ministra. "O enfrentamento da mudança climática deve atender em primeiro lugar a esse olhar para as especificidades de cada região, de cada Estado e de cada município."

O Plano Clima foi instituído em 2009 para executar a Política Nacional de Mudança do Clima. Abandonado pelo governo anterior, a iniciativa foi retomada em 2023: o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), reestruturado pelo presidente Lula, criou grupos de trabalho para atualizá-la. O processo de revisão é colaborativo, e oficinas para ouvir diferentes setores da sociedade são realizadas desde o ano passado. 

A nova versão terá eixos de mitigação e adaptação, cada um com estratégias nacionais e planos setoriais — oito para mitigação e 15 para adaptação —, além de metas e meios de implementação. A construção é realizada em parceria com mais de 20 ministérios e órgãos federais. 

A elaboração do Plano Clima - Adaptação é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com orientação técnico-científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O cronograma de trabalho para 2024 prevê a realização de cinco oficinas. A primeira, em janeiro, abordou a estratégia-geral; a segunda, em março, tratou da elaboração dos planos setoriais.

Segundo a plataforma AdaptaBrasil, do MCTI, 66% dos 5.570 municípios brasileiros têm capacidade baixa ou muito baixa de adaptação a eventos climáticos extremos. De acordo com a gerente de sustentabilidade da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Cláudia Lins, houve 60 mil decretações de emergência no Brasil de 2013 a 2023, 90% delas em municípios de até 50 mil habitantes e em maior parte devido à seca. 

O negacionismo, disse Marina, é um obstáculo para a adaptação, mas a realidade cada vez mais se sobrepõe: 

"Aqueles que estão vivendo na pele o problema da vulnerabilidade climática já não têm mais como negar", afirmou ela. "Verificar que o Rio Amazonas seca, que o Rio Solimões e o Rio Negro secam e não conseguem sequer chegar à cota de cheia. Ondas de calor em que a sensação térmica no Rio de Janeiro chega a 60ºC. Chego em Curitiba e a sensação térmica está 40ºC. Isso não é normal."

Uma das prioridades do MMA, afirmou a ministra, é apoiar os Estados e municípios na superação de gargalos e no acesso a recursos financeiros e humanos para enfrentar a mudança do clima. Iniciativas federais incluem o programa AdaptaCidades, que apoiará a construção de 260 planos municipais de adaptação à mudança do clima. 

"Queremos que até 2025, quando a gente tiver a COP realizada no Brasil, todas as unidades federativas tenham seus planos de ação climática, com o pilar de mitigação e o pilar de adaptação. E isso está de acordo com o objetivo do governo federal", afirmou o governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande.

A necessidade de ação multinível também foi reforçada pelo prefeito de Niterói (RJ) e presidente da Comissão Permanente da Frente Nacional de Prefeitos de Cidades Atingidas ou Sujeitas a Desastres, Axel Grael:

“Nós não podemos agir localmente e deixar de lado as outras instâncias de governança, sejam elas estaduais, nacional, planetária. A gente não pode olhar para cidade que a gente vive e delegar para alguém, sem o nosso acompanhamento e participação, decidir o futuro nessas outras instâncias”, afirmou o prefeito. 

Também participaram da cerimônia de abertura representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, da Secretaria de Relações Institucionais e dos Ministérios das Relações Exteriores, das Cidades e da Integração e do Desenvolvimento Regional, além de integrantes da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e do Consórcio Brasil Central.

Após a abertura, houve apresentações sobre o Plano Clima e diálogos sobre seus aspectos federativos. No segundo dia de oficina, no Centro Cultural de Brasília, foram abordados temas como o AdaptaCidades, o papel dos Estados na adaptação e a necessidade de os municípios priorizarem o planejamento em adaptação à mudança do clima. 

Assista aqui à abertura da oficina. 

Assessoria de Comunicação do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051

Meio Ambiente e Clima
Tags: Plano Clima
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    • 1. Institucional
      • 1.1. Estrutura Organizacional (organograma)
      • 1.2. Competências
      • 1.3. Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • 1.4. ´Principais Cargos e Respectivos Ocupantes ("Quem é quem")
      • 1.5. Perfil Profissional
      • 1.6. Horário de Atendimento
      • 1.7. Atos Normativos
      • 1.8 Histórico Institucional
      • Regimento Interno
    • 2. Ações e Programas
      • 2.1. Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades
      • 2.2 Carta de Serviços
      • 2.3. Concessões de Recurso Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • 2.4 Governança
      • 2.5 Unidades Responsáveis
      • Apoio a Projetos
    • 3. Participação Social
      • 3.1 Ouvidoria
      • 3.2 Audiências e Consultas Públicas
      • 3.3 Conselhos e Órgãos Colegiados
      • 3.4. Conferências
      • 3.5. Editais de Chamamento Público
      • 3.6. Outras Ações
    • 4. Auditorias
      • 4.1. Prestação de Contas
      • 4.2 Rol de Responsáveis
      • 4.3. Relatórios da CGU
      • 4.4. Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • 4.5. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • 4.6. Ações de Supervisão, Controle e Correição
      • Balanço Geral da União
      • Exercício 2024
    • 5. Convênio e Transferências
      • 5.1 Repasses e Transparências de Recursos Financeiros
    • 6. Receitas e Despesas
      • 6.1 Receita Pública
      • 6.2 Quadro de Execução de Despesas por Unidade Orçamentária
      • 6.3 Despesas com Diárias e Passagens
      • 6.4 Notas Fiscais Eletrônicas
    • 7. Licitações e Contratos
      • 7.1. Licitações
      • 7.2. Contratos e Outras Avenças
    • 8. Servidores (ou Empregados Públicos)
      • 8.1. Dados dos Servidores
      • 8.2. Aposentados e Pensionistas
      • 8.3 Concursos Públicos
      • 8.4. Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • 8.5. Despesas com Ações de Desenvolvimento de Servidores
      • 8.6. Mesa Setorial de Negociação Permanente do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Quantitativo de cargos e funções do MMA
      • Lista de Servidores do MMA
      • Acompanhamento do Programa de Gestão e Desempenho no MMA
    • 9. Informações Classificadas
    • 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
      • 10.1. Autoridade de monitoramento
      • 10.2. Painel LAI
      • 10.3. Fluxogramas
      • 10.4. Relatório Anual da Autoridade de Monitoramento
      • 10.5. Relatórios Estatísticos
    • 11. Perguntas Frequentes
      • Gabinete da Ministra
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    • 12. Dados Abertos
      • 12.1. Planos de Dados Abertos (PDA) Vigente e Anteriores, Bem como Comunicados de Eventuais Alterações em seus Conteúdos
      • 12.2 Disponibilização das Bases de Dados Programadas para Abertura no PDA do Órgão
      • 12.3. Relatório Anual de Execução do PDA
    • 13. Sanções Administrativas
    • 14. Ferramentas e Aspectos Tecnológicos dos Sites Institucionais
      • 14.1. Ferramenta de Pesquisa
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      • 14.3 Tecnologia da Informação
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