Notícias

Brasil participa da Cúpula de Líderes sobre o Clima

Publicado em 23/04/2021 22h27

Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou novas metas para o Brasil

Nos dias 22 e 23 de abril, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou de reunião internacional, a convite do presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden. Na chamada Cúpula de Líderes sobre o Clima, 40 líderes mundiais de diferentes países foram convidados a delinear estratégias de resposta à crise climática.

Os temas abordados pela cúpula encaminham para discussões na COP-26, que será realizada em novembro deste ano. O Brasil, que já tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, se comprometeu a reduzir as emissões de gases-estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030, bem como a antecipar a neutralidade climática para até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior do País.

Da parte do Ministério do Meio Ambiente, o presidente mencionou iniciativas que vêm sendo estruturadas desde 2019, como o pagamento de serviços ambientais, fomentado pelo programa Floresta+, que busca reconhecer e remunerar quem protege a vegetação nativa no Brasil. Nessa área, o presidente ainda anunciou o fim do desmatamento ilegal para 2030.

A participação do Brasil foi marcada pela ênfase em levar prosperidade aos mais de 20 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia, por meio de ações concretas, como o desenvolvimento sustentável pela bioeconomia e pela adoção dos mecanismos dos artigos 5º e 6º do Acordo de Paris.

 

 

Ascom MMA
(61)2028-1227