Notícias

30ª reunião do BASIC reúne ministérios do Meio Ambiente para discutir agenda climática

Publicado em 08/04/2021 16h11 Atualizado em 08/04/2021 18h13

Bloco composto por Brasil e outros países discutiu caminhos para reduzir emissões gases de efeito estufa

Nos dias 7 e 8 de abril foi realizada virtualmente a 30ª Reunião Ministerial Sobre Alterações Climáticas entre os países que integram o BASIC, bloco formado pelo Brasil, África do Sul, Índia e China. Na reunião, participaram o ministro do Ambiente, Florestas e Alterações Climáticas da Índia, Prakash Javadekar, a ministra dos Assuntos Ambientais da África do Sul, Barbara Creecy, ministro da Ecologia e Meio Ambiente da China, Huang Runqiu e o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles.

Durante a reunião, os representantes de cada país abordaram iniciativas dos países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, bem como avançar globalmente na ação climática. Além disso, discutiram os resultados da COP-25, visando a novos objetivos coletivos para a COP-26.

As negociações da reunião incluíram propostas para a cooperação de outros países com o BASIC, bem como o financiamento climático a longo prazo, com vistas a 100 bilhões de dólares por ano. Os recursos serão destinados para a execução de ações estratégicas e efetivas para contribuir com a sustentabilidade e a redução de impactos ambientais.

Os ministros também analisaram os progressos obtidos no último ano, por cada parte integrante da reunião. Apesar das dificuldades enfrentadas pelos impactos sociais e econômicos da pandemia da Covid-19, o bloco apresentou resultados significativos sobre a questão das mudanças climáticas.

 

 

Ascom MMA
(61)2028-1227