Notícias
CONTRATA+BRASIL
Governo Federal lança Contrata+Brasil no Espírito Santo para ampliar oportunidades aos pequenos negócios
Foto: Pedro de Souza/ ASCOM MEMP
O Governo Federal, por meio dos ministérios do Empreendedorismo e da Gestão e Inovação (MGI), lançou nesta quinta-feira (21) no Espírito Santo a plataforma Contrata+Brasil. A ferramenta digital foi criada para simplificar as contratações públicas, ampliar a participação de micro e pequenos empreendedores e fortalecer a economia regional. A solenidade ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.
Diferente dos processos tradicionais de licitação, muitas vezes longos e burocráticos, o Contrata+Brasil funciona como uma vitrine digital: de um lado, órgãos públicos registram suas demandas e, do outro, micro e pequenos negócios — inclusive MEIs — podem ofertar serviços e propostas. A iniciativa permite mais agilidade, transparência e eficiência, conectando quem precisa contratar com quem pode fornecer.
Segundo o secretário Nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do MEMP, Maurício Juvenal, a plataforma reforça os pilares do trabalho do Ministério. “O programa está alinhado aos três eixos que o MEMP vem trabalhando: crédito acessível, acesso ao mercado e simplificação. O Brasil precisa ser menos burocrático para ser, de fato, um país para todos”, afirmou.
Para o diretor de Programa da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, Herbert Barros, a novidade traz velocidade. “O Contrata+Brasil vem para agilizar. Se antes uma contratação podia levar meses, agora o órgão público consegue, em poucas semanas, indicar o serviço necessário e encontrar micro e pequenos empreendedores da própria região para atendê-lo, fortalecendo a economia local”, destacou.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a agilidade que o programa traz para as compras públicas. “Qualquer microempreendedor individual poderá se cadastrar na plataforma e, na hora que as gestões públicas precisarem de um serviço, vamos encontrar esses empreendedores cadastrados ofertando seus serviços e poderemos selecioná-los sem burocracia, gerando emprego e renda”.
Além da plataforma, o evento marcou a apresentação do Programa Acredita, iniciativa que apoia a democratização do crédito e a educação financeira dos pequenos negócios. Por meio da linha ProCred 360, a ação oferece crédito com taxa de juros de Selic + 5% ao ano e prazos de até 60 meses e emprestou mais de R$ 3 bilhões, beneficiando cerca de 100 mil empreendedores em todo o país.
O evento também contou com a palestra de Raí, ex-jogador campeão mundial pela seleção brasileira, ele falou sobre a importância da motivação e do espírito coletivo para enfrentar desafios.