Apresentação de projetos itinerantes do CNFCP acontece no dia 22 de junho

Publicado em 12/06/2026 17:53Modificado em 14/06/2026 19:29
Compartilhe:

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) realizará, no próximo dia 22 de junho, às 15h, mais uma edição da Apresentação de Projetos Itinerantes, atividade voltada a educadoras, educadores e profissionais de instituições culturais interessados em conhecer as ações educativas desenvolvidas pelo Centro. A apresentação de projetos compõe, junto com a visita preparatória, as ações voltadas para educadores,

Durante o encontro, serão apresentados os projetos De mala e cuia e Olhando em volta, iniciativas que levam acervos e propostas pedagógicas para escolas, bibliotecas, centros culturais e outros espaços de formação. Os projetos possibilitam o contato direto com referências da cultura popular brasileira por meio de uma biblioteca itinerante e de conjuntos de objetos, fotografias, livros e materiais educativos que estimulam a pesquisa, a reflexão e a criação coletiva.

A atividade também é uma oportunidade para conhecer as recentes adequações realizadas nos materiais de armazenamento e transporte dos projetos, que tiveram como objetivo ampliar a preservação do acervo e facilitar sua circulação. O projeto Olhando em volta passou a contar com novas caixas com rodinhas para transporte dos objetos, enquanto o De mala e cuia recebeu novas malas, mais adequadas às necessidades de itinerância. Outra mudança importante foi a retirada das vitrines anteriormente utilizadas no Olhando em volta, tornando a montagem mais simples e flexível.

Olhando em volta

O projeto Olhando em volta propõe a construção de uma exposição em instituições de educação e cultura a partir da articulação entre o acervo disponibilizado pelo CNFCP e as pesquisas realizadas pelos próprios estudantes, professores e educadores.

As caixas que acompanham o projeto reúnem objetos, fotografias, painéis, livros e textos organizados em três módulos temáticos — Arte, Trabalho e Festa — que funcionam como ponto de partida para investigações sobre a cultura popular. Inspirada nos processos museológicos, a proposta convida os participantes a observar seu próprio território, produzir conteúdos e construir narrativas relacionadas aos temas abordados.

Além do acervo, o projeto oferece orientações para montagem, conservação e controle dos materiais, bem como uma seleção de livros e catálogos que auxiliam as pesquisas. A experiência envolve os estudantes em todas as etapas do processo, desde a organização da exposição até sua abertura à comunidade, fortalecendo o diálogo entre escola, cultura e território.

De mala e cuia

O De mala e cuia funciona como uma biblioteca itinerante composta por uma seleção de livros, discos, folhetos, fotografias e recortes de jornal do acervo da Biblioteca Amadeu Amaral.

Disponibilizado temporariamente para escolas e instituições culturais, o projeto busca incentivar a pesquisa como ferramenta de construção do conhecimento, oferecendo diferentes fontes e perspectivas sobre o folclore e a cultura popular brasileira.

Além das publicações, a iniciativa disponibiliza textos de apoio para professores e educadores, sugerindo abordagens pedagógicas que aproximam os conteúdos do cotidiano dos estudantes. Atualmente, existem três séries do projeto: uma permanece disponível para consulta na Biblioteca Amadeu Amaral e duas podem circular por escolas, bibliotecas e centros culturais por períodos de até 40 dias.

A apresentação é aberta a profissionais interessados em conhecer os projetos e as possibilidades de utilização dos acervos em atividades educativas e culturais.

Serviço

Apresentação de Projetos Itinerantes (CNFCP/Iphan)

📅 Data: 22 de junho de 2026
🕒 Horário: 15h
📧 Inscrições: educacao.cnfcp@iphan.gov.br
✉️ Assunto do e-mail: “Apresentação de Projetos Itinerantes - Inscrição”

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes > Capacitação e pesquisa > Patrimônio Cultural
Compartilhe: