Grupo de Trabalho de Cultura do G20
Desde 2020, os países do G20 têm se empenhado em fortalecer a cultura nas relações internacionais, reconhecendo seu papel transformador para a promoção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo. Esse movimento foi institucionalizado a partir de 2021, quando foi criado o Grupo de Trabalho de Cultura, que conta com representantes dos membros do G20, assim como países e organizações internacionais convidadas. A Assessoria Internacional do Iphan apoia a delegação brasileira nas discussões do GT relativas ao patrimônio cultural.
Em 2024, sob a presidência brasileira do G20, o GT de Cultura discutiu os seguintes eixos temáticos: Diversidade Cultural e Inclusão Social; Direitos Autorais e Ambiente Digital; Economia Criativa e Desenvolvimento Sustentável; e Preservação, Salvaguarda e Promoção do Patrimônio Cultural e da Memória.
Ademais, de 27 a 29 de maio de 2024, o Ministério da Cultura e o Iphan, em parceria com o Comitê de Mudanças Climáticas e Patrimônio do ICOMOS-Brasil e a Unesco, promoveram um evento paralelo do GT de Cultura, o Seminário Internacional Patrimônio Cultural e Ações Climáticas, ação que integra o Ciclo de Diálogos sobre Patrimônio Cultural e Ações Climáticas do Iphan.
Saiba mais: