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      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
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PORTARIA IPHAN Nº 88, DE 20 DE MARÇO DE 2023

Dispõe sobre a instituição do Comitê Gestor do bem cultural reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO - Sítio Arqueológico Cais do Valongo.
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Publicado em 21/03/2023 10h33 Atualizado em 30/05/2023 15h21

O PRESIDENTE DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL - IPHAN, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo inciso V, do art. 18, do Anexo I, do Decreto nº 11.178, de 18 de agosto de 2022, resolve:

Art. 1º Instituir o Comitê Gestor do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, Patrimônio Mundial, doravante denominado Comitê Gestor, com os seguintes objetivos:

I - promover a instalação da estrutura de gestão integral, compartilhada e participativa do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, estabelecendo, mediante a instituição de regimento interno, o seu respectivo funcionamento, asseguradas as atribuições legais de cada ente gestor;

II - estabelecer as diretrizes para a execução das ações propostas no Plano de Gestão do Sítio Arqueológico Cais do Valongo;

III - planejar e pactuar o plano de trabalho e o cronograma de ações para a proteção, conservação e promoção dos atributos que conferem ao bem o valor universal excepcional, e que serão implementados, dentro da área de abrangência do Sítio Arqueológico Cais do Valongo;

IV - monitorar a efetividade das ações governamentais necessárias à preservação e salvaguarda do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, e

V - promover a articulação entre as políticas municipal, estadual e federal que incidem sobre o Sítio Arqueológico Cais do Valongo, procedendo à compatibilização dos instrumentos de gestão correspondentes, já definidos por lei, bem como a delimitação das áreas de proteção do Sítio Arqueológico Cais do Valongo definidas nos diferentes níveis governamentais e institucionais.

Art. 2º É de competência do Comitê Gestor:

I - propor diretrizes para a execução das ações propostas no Plano de Gestão do Sítio Arqueológico Cais do Valongo;

II - apoiar a implementação, dentro do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, das ações prioritárias e daquelas que serão objeto de planejamento;

III - monitorar a efetividade das ações governamentais necessárias para a preservação e salvaguarda do sítio declarado Patrimônio Mundial;

IV - implementar proposta de treinamento de agentes multiplicadores para divulgação e compreensão do sítio inscrito na Lista do Patrimônio Mundial;

V - promover a articulação e compatibilização entre as políticas municipal, estadual e federal voltadas para a proteção, a conservação, e a salvaguarda dos valores reconhecidos como Patrimônio Mundial;

VI - promover a definição de diretrizes e critérios comuns para análise das intervenções no sítio declarado Patrimônio Mundial pelos órgãos de tutela nas três esferas de governo;

VII - sugerir políticas e diretrizes para as ações que contribuam para a qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável das populações detentoras do bem;

VIII - contribuir para a atualização da legislação incidente sobre o sítio declarado, objetivando esclarecer e, consequentemente, facilitar a sua aplicação, e

IX - coordenar o sistema de monitoramento do Plano de Gestão do sítio declarado Patrimônio Mundial, e elaborar os respectivos relatórios de monitoramento.

Art. 3º O Comitê Gestor deliberará sobre as questões afetas à gestão do Sítio declarado Patrimônio Mundial, e definidas no Plano de Gestão, previstas no art. 2º desta Portaria, resguardadas as atribuições e competências legais de cada ente.

Parágrafo único. O exercício das atribuições do Comitê Gestor não o autoriza a criar, de forma direta, despesas para os entes governamentais, devendo-se observar para tanto os procedimentos administrativos próprios no âmbito da entidade pública competente, conforme determinações constitucionais e legais.

Art. 4º O Comitê Gestor é composto por 15 (quinze) instituições representativas da sociedade civil e 16 (dezesseis) instituições governamentais nas esferas federal, estadual e municipal, contando com 32 (trinta e dois) membros titulares, e possui, em acordo com as instâncias governamentais envolvidas, a seguinte composição:

I - Representantes Governamentais:

a) Governo Federal:

1. Ministério da Cultura, com 1 (um) representante;

2. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, com 2 (dois) representantes, sendo 1 (um) representante da sede do Iphan e 1 (um) representante da Superintendência do Iphan no Estado do Rio de Janeiro;

3. Fundação Cultural Palmares - FCP, com 1 (um) representante;

4. Instituto Brasileiro de Museus - Ibram, com 1 (um) representante, e

5. Arquivo Nacional, com 1 (um) representante.

b) Governo do Estado do Rio de Janeiro:

1. Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com 1 (um) representante;

2. Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac, com 1 (um) representante;

3. Conselho Estadual dos Direitos do Negro - Cedine, com 1 (um) representante, e

4. Superintendência da Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro, com 1 (um) representante.

c) Município do Rio de Janeiro:

1. Secretaria Municipal de Cultura, com 1 (um) representante;

2. Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - Irph, com 1 (um) representante;

3. Museu da História e da Cultura Afro-brasileira - Muhcab, com 1 (um) representante;

4. Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial, com 1 (um) representante;

5. Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro - Comdedine, com 1 (um) representante;

6. Subprefeitura do Centro do Rio de Janeiro, com 1 (um) representante, e

7. Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos - Ccpar, com 1 (um) representante.

II - Representantes da Sociedade Civil:

a) Instituições e Lugares de Referência no Sítio Patrimônio Mundial:

1. Organização dos Remanescentes da Tia Ciata - Ortc, com 1 (um) representante;

2. Associação de Remanescentes do Quilombo da Pedra do Sal - Arqpedra, com 1 (um) representante;

3. Instituto Pretos Novos - IPN, com 1 (um) representante;

4. Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-brasileiros - Ipeafro, com 1 (um) representante;

5. Associação Cultural e Recreativa Filhos de Gandhi, com 1 (um) representante, e

6. Instituto Cena Portuária, localizado na Casa da Guarda, com 1 (um) representante.

b) Movimentos Sociais:

1. Movimento Negro Unificado - MNU, com 1 (um) representante;

2. União de Negras e Negros pela Igualdade - Unegro, com 1 (um) representante;

3. Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP, com 1 (um) representante;

4. Associação Moradores da Providência, com 1 (um) representante, e

5. Instituto Caminhantes - Galeria Providência, com 1 (um) representante.

c) Representações Culturais:

1. Instituto Favelarte, com 1 (um) representante;

2. Casa Escrevivências, da autora Conceição Evaristo, com 1 (um) representante;

3. Associação Recreativa Escola de Samba Vizinha Faladeira, com 1 (um) representante, e

4. Associação Cultural Bloco Carnavalesco Coração das Meninas, com 1 (um) representante.

§ 1º Cada membro do Comitê Gestor indicará um suplente, que o substituirá em suas ausências e seus impedimentos.

§ 2º A indicação dos membros e suplentes do Comitê Gestor deverá ser feita mediante correspondência oficial, endereçada ao Presidente do Iphan pelos dirigentes das entidades públicas e da sociedade civil organizada.

§ 3º As seguintes instituições serão convidadas para participar das reuniões do Comitê Gestor, sem direito a voto:

I - Icomos do Brasil;

II - Escritório da Unesco no Brasil, e

III - Ministério Público Federal junto ao Estado do Rio de Janeiro.

§ 4º O desenho da governança, a operacionalidade e o funcionamento do Comitê Gestor será definida pelo regimento interno, a ser elaborado pelos membros do comitê e aprovado por maioria absoluta de seus membros.

§ 5º O Comitê Gestor possuirá comissões temáticas permanentes, as quais serão definidas pelo regimento interno, podendo também instituir grupos de trabalhos de caráter temporário.

§ 6º O número de membros do Comitê Gestor poderá ser ampliado ou reduzido, mediante deliberação em assembleia, pela maioria absoluta do Comitê Gestor.

Art. 5º O IPHAN coordenará as atividades do Comitê Gestor.

Art. 6º A Superintendência do IPHAN no estado do Rio de Janeiro ficará encarregada de prestar o apoio administrativo ao Comitê Gestor.

Art. 7º O Comitê Gestor reunir-se-á em sessões ordinárias ou extraordinárias em data previamente fixada.

§1º As reuniões ordinárias realizar-se-ão uma vez por mês, segundo calendário a ser aprovado pelo Comitê Gestor.

§2º As reuniões extraordinárias realizar-se-ão por convocação do Iphan ou por solicitação de, no mínimo, metade dos membros do Comitê Gestor.

§3º O quórum mínimo para a realização das reuniões será da metade mais um do total de membros do Comitê Gestor.

§4º O quórum mínimo de aprovação será da metade mais um dos presentes, cabendo ao representante da Sede do Iphan, além do voto comum, também o voto de qualidade.

Art. 8º É facultado ao Comitê Gestor convidar especialistas externos para discutir assuntos específicos, assim como solicitar apoio da equipe técnica do Iphan, quando necessário.

Parágrafo único. A participação no Comitê Gestor do Sítio Patrimônio Mundial não implicará no pagamento de honorários ou adicional de remuneração aos membros ou eventuais convidados externos.

Art. 9º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

LEANDRO GRASS

Este conteúdo não substitui o publicado no DOU, de 21.03.2023

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      • 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro: chamamento público de artigos
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      • Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular
      • CNFCP realiza mostra “Sala do Artista Popular: aqui tem patrimônio”
      • Museu de Folclore Edison Carneiro apresenta a exposição de longa duração "Os objetos e suas narrativas"
      • Publicações do CNFCP para doação
      • Visita Preparatória para Educadores
      • Visitas Conversadas
      • Celebrar o Agora: 65 anos do CNFCP e 40 anos da SAP
      • Ver a Rua, Ser a Cidade - Roteiro de Arte Urbana com Airá OCrespo e Roteiros Geográficos do Rio
      • Oficina Artística com Recicláveis
      • Exposição SAP "Mundos Oníricos: Família Antônio de Dedé"
      • Oficinas artísticas com o artista Willi de Carvalho
      • Inscrições abertas para o Concurso Sílvio Romero de Monografias 2023
      • Programa incentiva pesquisa no Acervo do CNFCP
      • Parcerias do CNFCP/IPHAN com Universidades promovem a cultura popular
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Roteiro de Arte Urbana: nova edição na Primavera de Museus
      • Mostra sobre bonecas de Sergipe vai até 12 de novembro
      • Um Dedo de Prosa: Saberes e fazeres quilombolas do Maciço da Pedra Branca
      • A Sala do Artista Popular faz exposição sobre Quilombos da Zona Oeste carioca
      • Prêmio Silvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2023
      • Oficina do Bebê Abayomi
      • Chamada Pública
      • Aviso sobre fechamento de espaços de exposição
      • Mundo Ment
      • Roteiro de Arte Urbana: 3ª edição no Mês do Grafite
      • RUADENTRO - Ocupação de Graffiti na Sala do Artista Popular
      • Sala do Artista Popular recebe arte indígena Baniwa
      • Os sinos da liberdade sobre as cidades da escravidão - Curso Livre
      • Um Dedo de Prosa: o Graffiti e os Museus
      • CNFCP promove Visita Preparatória para Educadores
      • Lançamento on-line do filme Choro
      • CNFCP e Quilombo Ferreira Diniz realizam Cinema no quilombo
      • Contação de histórias Baniwa no CNFCP
      • Visitas conversadas na Semana Nacional de Museus
      • Oficina do Bebê Abayomi acontece no CNFCP
      • A arte da cerâmica Xakriabá é a nova exposição SAP
      • Roteiro de Arte Urbana “Ver a Rua, Ser a Cidade" comemora Semana Mundial do Meio Ambiente
      • Ingresso roteiro de arte urbana
      • Cooperação técnica-científica entre CNFCP/Iphan e Nugep/Unirio
      • Curso Acondicionamento para Arquivos Fotográficos
      • Nova Visita Preparatória para Educadores no dia 19 de junho
      • Abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero 2024
      • Exposição “Nóis morre, as coisa fica”: artes populares no Brasil celebra 40 anos da SAP
      • Inscrições abertas para o Prêmio Mário de Andrade
      • Um Dedo de Prosa com os vencedores do Prêmio Sílvio Romero 2023
      • O Concurso Sílvio Romero faz homenagem a Mestra Noemisa
      • Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas
      • Concurso Silvio Romero - histórico
      • Visita Preparatória para Educadores acontecerá dia 31 de julho
      • CNFCP promove Roda de Conversa Patrimonialização de acervos: perspectivas contemporâneas
      • CNFCP prorroga inscrições para seleção de bolsistas
      • CNFCP promove o Encontro Na Gira do Tempo, evento que celebra seus 65 anos
      • A Sala do Artista Popular apresenta Aberaldo e o rio: esculturas da Ilha do Ferro
      • Concursos do CNFCP têm número recorde de inscritos
      • Na Gira do Tempo tem Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Exposição de fotografias etnográficas abre o Encontro Na Gira do Tempo
      • Encontro Na Gira do Tempo movimenta o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular em grande celebração
      • Nova Visita Preparatória para Educadoras e Educadores está marcada para 25/09
      • Notícia
      • Roteiro de Arte Urbana integra a Primavera dos Museus 2024
      • CNFCP promove Encontro de Educação, Folclore e Culturas Populares
      • Exposição da Sala do Artista Popular traz Mulheres na Xilogravura
      • Exposição de fotografias etnográficas ocupa a Galeria do 3o. andar do CFNCP
      • CNFCP divulga novo cronograma da seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico
      • Prêmio Mário de Andrade: novo cronograma
      • Seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico: resultado final
      • Matrizes Tradicionais do Forró no estado do Rio de Janeiro são tema de encontros virtuais
      • Fechamento temporário do CNFCP
      • Oficina do Bebê Abayomi tem nova data
      • Centro Nacional de Folclore realiza Oficina de Capoeira Angola para Crianças
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • Última SAP do ano reúne peças do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no RJ é tema de encontro em Aldeia Velha (RJ)
      • Espaços de visitação fechados por falta de água
      • Divulgado o resultado final do Concurso Sílvio Romero 2024
      • Divulgado o Resultado Preliminar do Prêmio Mário de Andrade 2024
      • Centro Nacional de Folclore realiza Visita Conversada à exposição “Nóis morre, as coisa fica”
      • Mapeamento das Matrizes do Forró no Rio de Janeiro tem novo encontro virtual
      • Resultado Final do Prêmio Mário de Andrade 2024 é divulgado
      • Prorrogado o prazo de inscrições para o Concurso Sílvio Romero
      • Encontro do Mapeamento das Matrizes do Forró debate os Festivais
      • Centro Nacional de Folclore inaugura primeira exposição de 2025
      • Centro Nacional de Folclore realiza a primeira Visita Preparatória de 2025
      • O Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró do Rio de Janeiro abre alas para o carnaval
      • Mapeamento das Matrizes Tradicionais do Forró no Estado do Rio de Janeiro: nova edição dos encontros virtuais debate presença feminina nos forrós
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de abril
      • Bonecas que contam histórias Saberes das mulheres do Quilombo São José da Serra
      • Visita Preparatória apresenta conteúdos de ensino sobre folclore e cultura popular
      • Oficina de bonecas com artesãs do Quilombo São José da Serra - AVISO DE ADIAMENTO
      • Arquivo
      • Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025: inscrições até domingo, 27 de julho
      • Exposição apresenta panorama da etnia Maxakali na Sala do Artista Popular/CNFCP
      • Exposição Maxakali e pré-estreia de filme emocionam público no CNFCP/Iphan
      • CNFCP realiza nova edição da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • exposição de longa duração Os objetos e suas narrativas
      • Visita conversada na exposição “Os objetos e suas narrativas” convida público a novas leituras da cultura popular com o João Carlos Artigos
      • Divulgada lista de inscrições homologadas no Concurso Sílvio Romero de Monografias 2025
      • Oficina de Bonecas de Palha de Milho e Bucha Vegetal ganha nova data e integra celebração do Dia do Patrimônio
      • Visita conversada com João Carlos Artigos celebra o Mês do Patrimônio no CNFCP
      • Visita conversada com Adiel Luna abre programação do Mês do Patrimônio no CNFCP
      • CNFCP promove edição de agosto da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Encontro em Paraty reúne forrozeiros e forrozeiras da Costa Verde no dia 25 de agosto
      • Roda de conversa discute arquivos, territórios e direito à memória
      • CNFCP anuncia edição de setembro da Visita Preparatória para Educadoras e Educadores
      • Biblioteca Amadeu Amaral reabre com lançamento de livro e espetáculo
      • Oficina “Abayomi com Seis Nós” será realizada no CNFCP no dia 20 de setembro
      • Roteiro de Arte Urbana: "Ver a Rua, Ser a Cidade" volta em nova edição
      • Exposição apresenta fotografias vencedoras do Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas 2024
      • O universo lúdico e inventivo de Deneir Martins
      • Inscrições Abertas para a Oficina Abayomi com Seis Nós
      • Visita conversada com Adiel Luna volta ao Museu de Folclore
      • Seminário Biblioteca Viva: cultura popular e memória em diálogo
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de outubro
      • Visita Preparatória para Educadoras e Educadores: edição de novembro
      • Oficina de Boneca Abayomi com Volume, Forma e Tema acontece em duas edições no CNFCP/Iphan
      • CNFCP/Iphan promove Oficina de Fotografia com Celular
      • CNFCP recebe lançamento do livro Argamassa, do artista popular Cascão, na Biblioteca Amadeu Amaral
      • CNFCP/Iphan divulga resultado preliminar do Concurso Sílvio Romero
      • CNFCP promove torneio do jogo Acarajé, criado por Valter Bispo, na Biblioteca Amadeu Amaral
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