Notícias
PATRIMÔNIO EDIFICADO
Sede do Escritório Técnico do Iphan na Costa Verde (RJ) é restaurada
Escritório está instalado em um sobrado do século XVIII. (Foto: Patrícia Wanzeller/Iphan)
Nesta terça-feira (25/03), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a realização de obras emergenciais na sede do seu Escritório Técnico da Costa Verde (ETCV), localizado no Centro Histórico de Paraty (RJ). O prédio, um sobrado do século XVIII, abriga desde 1983 as atividades do Iphan na região, que contempla Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty e abriga o único sítio do Brasil e da América Latina reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco tanto por sua cultura quanto por sua natureza excepcionais.
O imóvel, um sobrado do século XVIII, foi doado ao Iphan em 1963 e, desde então, passou por diversas intervenções para adaptação ao seu uso institucional. Iniciada em janeiro de 2025, a atual restauração contemplou a recuperação de elementos estruturais e decorativos do edifício. Foram restauradas duas escadas internas de madeira, recompostas as tábuas no corredor lateral e recuperadas as sacadas laterais e frontal, características da arquitetura colonial do imóvel. Além disso, foi instalada uma nova caixa d’água de 500 litros.
O restauro garantiu a compatibilização entre as necessidades funcionais do escritório e a preservação do imóvel, que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico de Paraty, tombado pelo Iphan em 1958.
“A preservação deste imóvel é fundamental para o centro histórico de Paraty. Além disso, as obras asseguram que o Escritório Técnico siga desempenhando suas atividades, essenciais para a proteção e valorização do patrimônio cultural da região da Costa Verde", comenta Patrícia Wanzeller, superintendente do Iphan no Rio de Janeiro.
Entre as funções do Escritório Técnico do Iphan, estão a análise de projetos, a fiscalização de intervenções e a promoção de estudos sobre os bens tombados. O escritório também esteve envolvido em iniciativas como a criação do Museu de Arte Sacra e do Museu Forte Defensor Perpétuo, além da candidatura de Paraty a Patrimônio Mundial pela Unesco.
Segundo o chefe do ETCV, André Cavaco, a conclusão do restauro abre as portas para as comunidades locais, transformando o espaço em um ponto de divulgação do patrimônio. “Com essa etapa concluída, além de melhor a qualidade de trabalho dos servidores lotados na unidade, será possível retomar e incrementar as atividades de educação patrimonial e eventos de aproximação com as comunidades locais que são desenvolvidos no âmbito do programa Casas do Patrimônio do Iphan”, destaca.
Serviço:
Escritório Técnico do Iphan na Costa Verde
Endereço: Praça Monsenhor Hélio Pires (Praça da Matriz), n.º318
Telefone: (21) 97096-7628
E-mail: escritorio.costaverde.rj@iphan.gov.br
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br