Notícias
IMATERIAL
Participe do registro da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos de Lençóis (BA)
Foto: processo de registro/Arquivo Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu, na última sexta-feira (23/01), consulta pública para que a sociedade possa se manifestar sobre a proposta de registro da Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos de Lençóis (BA) como patrimônio cultural do Brasil. Até o dia 23 de fevereiro de 2026, qualquer pessoa pode enviar sua opinião, sugestões ou informações sobre a festividade relacionada à religiosidade de garimpeiros e seus descendentes.
As manifestações podem ser enviadas por e-mail para conselho.consultivo@iphan.gov.br, por correspondência para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural no endereço SEPS 702/902, Centro Empresarial Brasília 50, Bloco B, Torre Iphan, 5º Andar, Brasília-DF, CEP 70390-135, ou através do Protocolo Digital do Iphan disponível no site oficial do Instituto. Após o encerramento do prazo, todas as contribuições recebidas serão analisadas pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão máximo de decisão do Iphan para o reconhecimento de bens culturais brasileiros.
A consulta pública representa uma oportunidade para que a população, especialmente quem vive, pratica ou conhece de perto essa tradição, possa contribuir com informações, relatos e opiniões sobre o bem cultural, garantindo que o processo de reconhecimento passe pelas mãos da comunidade detentora.
Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos de Lençóis (BA)
A Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos de Lençóis, na Bahia, acontece há mais de 150 anos entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro e é uma das mais importantes expressões culturais da cidade, localizada na Chapada Diamantina. A celebração mistura elementos do catolicismo popular, das religiões de matriz africana e da cultura garimpeira, que marcou a formação do município. Diferente de outras festas do Senhor dos Passos no Brasil, geralmente mais penitenciais e voltadas ao sofrimento de Cristo, a festa em Lençóis tem um caráter alegre e celebrativo, sendo um momento de fé, agradecimento e encontro da comunidade.
Mais do que uma celebração religiosa, a festa reúne diversas manifestações da cultura popular, como música, dança, rituais, cortejos e comidas tradicionais. Sua organização envolve a Sociedade União dos Mineiros, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, grupos culturais, o poder público e a própria comunidade. O ponto alto é a procissão do Senhor dos Passos, no dia 2 de fevereiro, data especial que marca a chegada da imagem a Lençóis e coincide com o dia de Iemanjá na Bahia, reforçando o caráter diverso e simbólico dessa celebração.
[Confira o dossiê de registro do Iphan sobre a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos de Lençóis (BA)]
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
