Notícias
PATRIMÔNIO EDIFICADO
Museu Vassouras (RJ) é entregue restaurado à população
Foto: Divulgação/Museu Vassouras
O município de Vassouras, no Vale do Café (RJ), ganhou neste sábado (30/8) um novo espaço cultural: o Museu Vassouras, instalado no prédio histórico que abrigou o antigo Hospital da Santa Casa de Misericórdia. Tombado em nível federal desde 1958, o imóvel foi restaurado e requalificado em um processo que durou seis anos, sob acompanhamento técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A inauguração reuniu diversas autoridades, entre elas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros. Representando o Iphan, a superintendente no Rio de Janeiro, Patricia Wanzeller, também marcou presença na cerimônia.
Segundo Patricia, a entrega do espaço representa um marco na preservação e valorização do patrimônio cultural fluminense.
“Ao mesmo tempo em que protege a memória arquitetônica e histórica do casarão, o museu inaugura uma nova etapa para a difusão cultural no Vale do Café, reforçando a importância da região como polo turístico e cultural do Rio de Janeiro”, avaliou a superintendente.
O restauro devolveu à sociedade um edifício que integra a memória urbana de Vassouras e é referência para o conjunto arquitetônico do Vale do Café. O projeto preservou elementos originais da construção e, ao mesmo tempo, adaptou o espaço às demandas de um museu contemporâneo, com 3.331 m² de área construída, distribuídos em salas de exposição, ambientes educativos e multimídia, pátio, jardins, loja e café.
O trabalho arquitetônico foi assinado por Maurício Prochnik; o de interiores, por Gabriela de Matos; e o paisagismo, por Marcos Sá, que incorporou espécies típicas da região, como palmeira Pati, café e jabuticabeira. O Museu Vassouras abriga ainda o Memorial Judaico, em homenagem a Benjamin Benatar e Morluf Levy, com curadoria de Ilana Feldman e jardins originais de Roberto Burle Marx, revitalizados em parceria com o escritório que leva seu nome.
De acordo com o chefe do Escritório Técnico do Iphan no Médio Vale do Paraíba, Ivan Mascarenhas, a restauração do imóvel foi um grande desafio para a equipe do Instituto. Durante todo o processo, foi preciso equilibrar o respeito à legislação de proteção do patrimônio com as adaptações necessárias para o uso atual. O resultado foi a criação de um espaço cultural moderno e contemporâneo.
“A entrega deste espaço à sociedade do Vale do Paraíba Fluminense representa o reconhecimento de que o trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas do Escritório Técnico, da Superintendência do Rio de Janeiro e do DEPAM foi conduzido com elevado rigor técnico e pleno compromisso com a preservação do patrimônio cultural”, concluiu Mascarenhas.
Conheça o patrimônio:
Museu Vassouras
Endereço: Rua Luiz Pinheiro Werneck, 64 – Centro, Vassouras
Visitação: de quinta a domingo, 10h às 18h
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br

