Notícias
PUBLICAÇÃO
Livro “Vivências da área de documentação do Iphan” será lançado em 18/11
Arte: Iphan
Nesta terça-feira (18/11), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) fará o lançamento do livro “Vivências da área de documentação do Iphan”, às 14h, horário de Brasília, em evento transmitido ao vivo no YouTube. A publicação está disponível na Biblioteca Digital do Iphan.
Produzido em colaboração com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), este livro destaca o papel da área da documentação no Iphan, o Centro de Documentação do Patrimônio (CDP), que é responsável por direcionar os trabalhos do Sistema de Arquivos e da Rede de Bibliotecas do Instituto, além de gerir o Arquivo Central — Seções Brasília e Rio de Janeiro e as bibliotecas Aloísio Magalhães e Noronha Santos, que constituem um patrimônio documental de valor inestimável para a sociedade brasileira.
“Este livro dialoga não apenas com profissionais da informação, mas com todos que reconhecem na preservação do patrimônio documental o alicerce para decifrar o passado, compreender o presente e construir o futuro”, ressaltou Raphael Bahia, diretor do CDP.
“As vivências reunidas na publicação revelam como o patrimônio documental opera, em sua essência, como instrumento de transformação social” - Raphael Bahia, diretor do CDP
Biblioteca Digital do Iphan
Lançada em agosto de 2025, a Biblioteca Digital do Iphan é um recurso inovador que promete revolucionar o acesso ao conhecimento sobre o patrimônio cultural brasileiro. Ela assume um papel de fonte de informação de referência e relevância sobre o patrimônio cultural brasileiro, reunindo, organizando e disponibilizando acervos digitais sobre o tema.
O acervo conta com obras exclusivas, publicações institucionais do Iphan, dissertações do Mestrado Profissional, Revista do Patrimônio, atas do Conselho Consultivo, documentos de governança e outros documentos oficiais e institucionais organizados e divididos em comunidades e coleções temáticas. São elas: patrimônio material, patrimônio ferroviário, patrimônio arqueológico, patrimônio imaterial, patrimônio mundial, licenciamento ambiental, publicações do Iphan, governança e formação e ensino.
A biblioteca é completamente gratuita, com acervo liberado ao público pelo endereço bibliotecadigital.iphan.gov.br/ e disponível para download. Em alguns casos, porém, é necessário realizar o cadastro e solicitar acesso pelo e-mail bibliotecadigital.iphan@iphan.gov.br, com o assunto “BD - Acesso temporário”.
Centro de Documentação do Patrimônio
O Centro de Documentação do Patrimônio (CDP), criado em 2017, é um interlocutor do Iphan com a comunidade externa, articulador da Rede de Bibliotecas do Iphan, além de ser o órgão central do Sistema de Arquivos do Instituto e promover a sua gestão de documentos, e o responsável pela gestão de quatro unidades de informação: Arquivo Central de Brasília, Arquivo Central do Rio de Janeiro, Biblioteca Aloísio Magalhães (Brasília) e Biblioteca Noronha Santos (Rio de Janeiro).
De forma colaborativa com as superintendências e unidades especiais, o CDP trabalha para elaborar e implementar diretrizes para a produção, preservação e acesso às informações e ao conhecimento produzido a partir das ações institucionais do Iphan. Sua atuação baseia-se em garantir o acesso à informação, à pesquisa e às fontes de interesse para a preservação e promoção do Patrimônio Cultural.
Serviço
Lançamento do livro “Vivências da área de documentação do Iphan”
Data: 18 de novembro
Horário: 14h
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=sbwe5Y_9Des
Acesse o livro no link
Mais informações
Dúvidas - bibliotecadigital.iphan@iphan.gov.br
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil – amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr