Notícias
PATRIMÔNIO MATERIAL
Iphan realiza vistoria técnica conjunta em obras de restauração do Museu Nacional do Mar (SC)
Equipe da vistoria. Da esquerda para a direita: engenheiro da empresa contratada, Fabiano Santana. Pesidente da Associação de Amigos do Museu Nacional do Mar, Jeanine Rinow, supervisora do Museu Nacional do Mar Anne Pahl, da FCC. Arquiteta do Iphan-SC, Maria Regina Weissheimer, E engenheiros da Secretaria de Estado de Infraestrutura de Santa Catarina, Gustavo da Rosa e João Vicente Balvedi. Foto: acervo pessoal/Maria Regina/Iphan-SC
Nesta quarta-feira (06/08), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou uma uma vistoria técnica no Museu Nacional do Mar, localizado em São Francisco do Sul (SC). A ação visou acompanhar o andamento das obras de restauração iniciadas no mês de julho por uma empresa contratada pelo Governo do Estado de Santa Catarina (SC), garantindo que a execução esteja de acordo com o projeto previamente aprovado pelo Instituto.

- Tanques de tratamento para imunização, por imersão, das peças de madeira. Barrotes, frechais e demais estruturas de pisos e coberturas receberão está proteção. Foto: Maria Regina/Iphan-SC
A primeira etapa da obra foi iniciada há poucas semanas e contemplará a restauração completa de todos os 17 prédios que abrigam as salas temáticas da exposição (são mais de 7 mil metros quadrados de área edificada), e a construção de um novo anexo da sala das canoas. Serão investidos cerca de 10 milhões de reais, sendo 8 milhões provenientes do PRONAC/Lei Rouanet e outros 2 milhões do orçamento estadual.
“Tem sido muito importante esse acompanhamento conjunto da obra, pois permite que eventuais adaptações necessárias sejam definidas com agilidade pela equipe técnica, sem comprometer o cronograma de execução e dentro das boas práticas da conservação e da preservação do patrimônio cultural”, disse a arquiteta do Iphan em Santa Catarina, Maria Regina Weissheimer.
Em 2024, uma Força Tarefa foi criada após a visita do presidente do Iphan, Leandro Grass, e desde então as equipes promovem um esforço conjunto concentrado para viabilizar os investimentos e intervenções necessárias para permitir a restauração, ampliação e atualização museográfica deste que é o maior museu dedicado à temática marítima da América Latina.
Agora que a obra está em andamento, a equipe já busca outras fontes de recurso para a execução da nova expografia (novos painéis informativos, mobiliário expositivo, projeto luminotécnico, climatização) e para a futura construção de um novo anexo que abrigará a área administrativa, biblioteca, reserva técnica e laboratório de conservação. Em parceria com o Iphan e os demais membros do Conselho Gestor, a AAMNM está elaborando novos projetos para captação de recursos com esta finalidade.
Museu Nacional do Mar (SC)
O Museu Nacional do Mar está inserido no centro histórico de São Francisco do Sul, nos antigos galpões da Cia. Hoepcke de Navegação, à beira mar, com vista privilegiada para o Porto e para a magnífica Baía da Babitonga, configurando-se no mais importante equipamento cultural do município.
As edificações que abrigam o Museu Nacional do Mar fazem parte do Conjunto Histórico e Paisagístico de São Francisco do Sul, tombado pelo Iphan desde 1987. Seu acervo, composto de cerca de 100 barcos em tamanho natural, mais de 400 réplicas em escada, centenas de peças de artesanato naval e de uma biblioteca especializada na temática do patrimônio naval com mais de 7 mil títulos, também possui tombamento federal desde 2010.
O museu está estruturado em salas temáticas, que exploram a diversidade e a riqueza do patrimônio naval brasileiro.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes - guilherme.cardoso@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr
