Notícias
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
Iphan participa de seminário sobre a Chapada do Araripe
Foto: divulgação.
Entre os dias 5 e 7 de junho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participa do “VI Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio dá Humanidade”, cujo tema é Patrimônio e Turismo de Base Comunitária. O evento será realizado na sede da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri em Nova Olinda (CE), e a abertura contará com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass, que, na ocasião, representará a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O encontro tem como objetivo dialogar sobre o turismo de base comunitária e as formas de envolver as comunidades locais no processo de preservação, reconhecimento e gestão do patrimônio cultural da Chapada do Araripe.
No dia 5 de junho, além da mesa de abertura, Leandro Grass participa da roda de conversa intitulada A atuação do Brasil na Unesco: Políticas e Parcerias para a Preservação do Patrimônio Cultural e Natural. No dia 6, a assessora de Assuntos Internacionais do Iphan, Juliana Bezerra, e os superintendentes do Iphan nos estados do Ceará, Cristiane Buco; de Pernambuco, Fernando Medeiros; e do Piauí, Teresinha Ferreira, participam da roda de conversa Superintendências Regionais: Experiências e Estratégias de Gestão Compartilhada.
Já no terceiro dia do evento, a diretora do Centro Nacional de Arqueologia (CNA/Iphan), Jeanne Crespo, estará presente na roda de conversa Conjunto “Paraty e Ilha Grande” - Sítio Misto do Patrimônio Cultural e Natural e Cais do Valongo - Patrimônio Mundial.
O evento no Ceará contribui para os estudos da potencial candidatura da Chapada do Araripe ao reconhecimento como Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A Chapada abrange áreas dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. No local há bens que remontam a 180 milhões de anos, abrigando a memória de formação geológica da Terra e registros arqueológicos de presença humana. A Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe consta na Lista indicativa do Brasil da Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco desde 2024.
Serviço:
VI Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio dá Humanidade
Data: 5 a 7 de junho de 2025
Horário: a partir das 9h
Local: Sede da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri em Nova Olinda, Ceará.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Renato Paiva - renato.paiva@iphan.gov.br