Notícias
PATRIMÔNIO
Iphan participa de reunião para discutir intervenções na Escola Modelo e no Liceu Maranhense
Foto: MP/Maranhão
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou, no dia 14 de julho de 2025, de audiência promovida pelo Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio das Promotorias Especializadas na Defesa da Educação, para tratar das condições estruturais do Centro de Ensino Escola Modelo Benedito Leite e do Centro de Ensino Liceu Maranhense. Ambas as instituições pertencem à Rede Estadual de Ensino e estão localizadas no Centro Histórico de São Luís.
A Escola Modelo está situada em área de tombamento federal, enquanto o Liceu Maranhense se encontra em poligonal de tombamento estadual. A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral do Estado, Superintendência de Patrimônio Cultural do Maranhão, gestores escolares e demais órgãos envolvidos.
Por estarem localizadas em áreas tombadas, as edificações exigem atenção especial quanto à preservação de seus elementos históricos, culturais, arquitetônicos e ambientais. O Iphan destacou a importância de que qualquer intervenção respeite as diretrizes de preservação, a fim de evitar a descaracterização dos bens, que integram o patrimônio cultural da cidade de São Luís.
A Superintendência do Iphan no Maranhão seguirá acompanhando tecnicamente os encaminhamentos, colaborando com os órgãos responsáveis na garantia da conservação desses imóveis escolares que representam importante valor histórico e arquitetônico para o país.
Escola Modelo Benedito Leite
Criada em 1900, a Escola Modelo Benedito Leite é uma das instituições de ensino mais antigas do país. Foi inaugurada no contexto da reforma educacional maranhense do início do século 20, com o objetivo de formar professores para atuarem nas escolas primárias.
Localizado na Praça Antônio Lobo, o prédio atual foi concluído em 1948 e apresenta uma marcante arquitetura neocolonial, estilo caracterizado por elementos como frontões ornamentados e platibanda decorada com pináculos.
O imóvel integra o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís, tombado pelo Iphan em 1974, e está inserido na área inscrita como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1997.
Mais informações
Assessoria de comunicação - comunicacao@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.facebook.com/Iphangov
www.x.com/IphanGovBr
www.instagram.com/iphangovbr
www.youtube.com/IphanGovBr
