PATRIMÔNIO DE MATRIZ AFRICANA

Iphan inicia pesquisa técnica para tombamento constitucional do Quilombo Tabacaria (AL)

Inventário participativo reuniu relatos, mapeamento do território e identificação de referências culturais da comunidade 

Publicado em 01/06/2026 09:29
Compartilhe:
Duas pessoas e um cachorro em frente a uma casa
Foto: Acervo Iphan

O Quilombo Tabacaria, em Palmeira dos Índios (AL), recebeu no dia 22 de maio a equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em continuidade ao processo para declaração de tombamento da comunidade, conforme previsto na Portaria Iphan nº 135/2023. A visita marcou um importante passo para o reconhecimento e a preservação das referências culturais, da memória e da história do território quilombola. 

A ação teve como foco o levantamento das referências culturais da comunidade a partir da perspectiva dos próprios quilombolas. A metodologia utilizada foi baseada no Inventário Participativo do Iphan, adaptada ao contexto local. Além das conversas e relatos orais, a equipe realizou gravações em áudio, registros fotográficos, coleta de documentos e mapeamento do território. 

Homem em frente a uma sofá mostra chapéus coloridos
Foto: Acervo Iphan

Entre os elementos identificados pela comunidade há lugares considerados fundamentais para a memória e a identidade do Quilombo Tabacaria. Entre eles estão o antigo cemitério, duas árvores sagradas, uma cachoeira, o chamado “sítio histórico” - apontado como a área de ocupação mais antiga - e o atual centro comunitário. Também foram identificadas duas grandes pedras utilizadas historicamente tanto para práticas religiosas quanto para a defesa dos antigos aquilombados. De acordo com os relatos, esses lugares são constituintes da paisagem do quilombo.  

Segundo o historiador e técnico do Iphan, Maicon Marcante, as referências culturais apresentadas pelos moradores revelam a forte relação entre memória, território e modos de vida tradicionais.  

“Entre as formas de expressão identificadas pela comunidade estão a capoeira, a antiga banda de pífano e o Reisado, praticado sobretudo pelos mais velhos. As conversas sobre o Reisado também trouxeram relatos dos antigos pagodes realizados nos mutirões de construção de casas de pau a pique, momentos festivos nos quais o barro era amassado para levantar as paredes. Algumas dessas casas ainda permanecem na paisagem do quilombo”, destacou.  

A culinária e a produção agrícola tradicional também foram lembradas pelos participantes. Entre os alimentos considerados típicos estão o peixe no amendoim, além do cultivo de feijão, mandioca e outros produtos ligados à tradição agrícola da comunidade. 

Mulher e criança em frente a uma casa
Foto: Acervo Iphan

A oficina contou ainda com a presença de representantes da Prefeitura de Palmeira dos Índios, após articulação feita pelas lideranças quilombolas junto ao município. No entanto, a atividade participativa foi conduzida diretamente entre a equipe técnica do Iphan e a comunidade. 

A próxima etapa das tratativas entre o Iphan e a comunidade deverá ser voltada ao levantamento das demandas relacionadas à preservação e salvaguarda das referências culturais identificadas pelos próprios moradores. 

Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br      
Ana Carla Pereira – carla.pereira@iphan.gov.br  

www.iphan.gov.br       
www.instagram.com/iphangovbr       
www.facebook.com/IphanGov       
www.x.com/IphanGovBr       
www.youtube.com/IphanGovBr   

Categorias
Cultura, Artes, História e Esportes
Tags:Alagoas
Compartilhe: