Notícias
EDUCAÇÃO
Iphan e UnB abrem seleção para bolsistas de projeto de fortalecimento do SNPC
Foto: Mariana Costa/UnB
A Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), abriu nesta terça-feira (13/01) inscrições para a seleção de quatro vagas de bolsas de extensão. A oportunidade é para estudantes de pós-graduação da UnB interessados em atuar no projeto “Fortalecimento do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC)”. As inscrições devem ser realizadas até 20 de janeiro através de formulário on-line.
Acesse a Chamada aqui.
Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 1.912,50 durante o período de quatro meses, entre fevereiro e maio de 2026. O Iphan destinou recursos para a UnB desenvolver métodos e estratégias de articulação e formação para o fortalecimento institucional do SNPC e seus componentes. Este Sistema, setorial do Sistema Nacional Cultural (SNC), é um mecanismo de articulação em rede de entes federativos e organizações representativas da sociedade civil para implementação da política de patrimônio cultural de forma transversal, diversificada e compartilhada.
A colaboração institucional prevê a atuação conjunta na construção de bases metodológicas para a governança participativa do sistema e no desenvolvimento de instrumentos de gestão e atualização de normativos voltados à construção de políticas territoriais.
O projeto e requisitos
O projeto de extensão tem como eixo central o tratamento de informações e a organização dos resultados do 1º Fórum do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural, evento previsto para o mês de março, que representará o ápice do processo participativo, unificando as contribuições coletadas por todo o território nacional, com o projeto Andanças do Patrimônio, em uma política pública abrangente e representativa. Nele, será validado o primeiro Plano Nacional Setorial de Patrimônio Cultural (PNPC) e deve ser assinado o Marco Regulatório do Sistema.
Os bolsistas participarão de todas as etapas do projeto, desde o planejamento metodológico até a sistematização final dos dados. Entre as atividades previstas, estão a colaboração na construção das bases metodológicas para a relatoria do Fórum, o apoio à realização do evento e a elaboração de um Guia de Formação destinado aos agentes de patrimônio cultural no âmbito do SNPC.
Podem se candidatar estudantes matriculados em cursos de pós-graduação (em nível de mestrado ou doutorado) da UnB, com formação em cursos interdisciplinares ou nas áreas de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas. É necessário, também, ter experiência em pesquisa, extensão ou atuação profissional relacionadas à participação política e/ou políticas públicas culturais.
O resultado parcial tem previsão para ser divulgado em 22 de janeiro, e o resultado final, em 28 de janeiro. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ddirdex@unb.br com o assunto "DÚVIDAS SOBRE CHAMADA PÚBLICA: Fortalecimento do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural".
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
Amanda Gil – amanda.gil@iphan.gov.br
www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.x.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr