Notícias
PATRIMÔNIO MATERIAL
Iphan e Prefeitura de Joinville (SC) inauguram anexo do Museu Arqueológico de Sambaqui
Foto: Mariana Alves/Iphan
Na manhã desta terça-feira (27/05), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participou da inauguração do anexo do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ), que foi restaurado com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo RS 1,5 milhão de recursos próprios da Prefeitura de Joinville e R$ 1,25 milhão destinados pelo Iphan, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Participaram do evento, a superintendente do Instituto no estado, Regina Santiago, e o prefeito de Joinville, Adriano Silva, além de outras autoridades locais.
A superintendente do Iphan em Santa Catarina, Regina Santiago, ressaltou que o MASJ é uma das principais instituições que atuam na Guarda e Pesquisa de Materiais Arqueológicos no estado e é referência pelo trabalho desempenhado. “Por entender a importância de ampliar essa capacidade expositiva e de pesquisa, o Iphan destinou recursos de compensação de licenciamento ambiental para a construção do novo edifício anexo”, disse.
Durante a implantação do Contorno Ferroviário de São Francisco do Sul (SC), projeto do DNIT para reduzir o percurso atual da linha férrea EF-485, dois sítios arqueológicos sofreram danos por conta das obras. Com a missão de garantir a permanência dos bens culturais e para não empenhar uma ação judicial contra o DNIT, o Instituto propôs o Termo de Ajustamento de Conduta no qual o DNIT destinou recursos para a Prefeitura de Joinville para a construção do anexo do MASJ, a fim de reparar os danos causados ao patrimônio cultural arqueológico.
“O principal benefício desta obra é a segurança que ela traz para o acervo do Museu Arqueológico de Sambaqui, que conta o início da nossa história e precisa ser preservado. Como Joinville se destaca em pesquisas científicas sobre os sambaquis, também vamos oferecer um ambiente de trabalho ainda melhor para os pesquisadores que atuam no local”, disse o prefeito de Joinville, Adriano Silva. “Nesse ponto, as parcerias do Iphan e do DNIT foram fundamentais”, completou.
Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (MASJ)
O MASJ é uma unidade da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) do Município de Joinville (SC). O Museu é responsável por atuar na preservação do patrimônio arqueológico brasileiro e na produção de conhecimento sobre povos construtores de sambaquis, que viveram na região há mais de 5 mil anos. Seu acervo possui cerca de 45 mil artefatos que evidenciam a cultura e o estilo de vida do povo sambaquiano. Faça uma visita virtual clicando aqui.
Localizado na Rua Dona Francisca, 600, no Centro de Joinville, o MASJ está disponível para visitação de terça a domingo, das 10h às 16h. Para maiores informações entre em contato pelo número (47) 3433-0114.
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovB
www.youtube.com/IphanGovBr
