Notícias
ARTE
Escritório Técnico do Iphan em São Cristóvão (SE) recebe exposição Afrotextura
Foto: Iphan/SE
Desde a última sexta-feira (5), o Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São Cristóvão (SE) recebe a exposição Afrotextura, do artista Juracy Júnior. A mostra pode ser visitada até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Na série de pinturas, Juracy resgata a influência do povo africano na formação da cultura e identidade brasileira. Os esboços são feitos à mão e trabalhados em arte digital, estabelecendo um diálogo entre a ancestralidade e a arte contemporânea. Ao todo, a série possui cerca de 30 obras, sendo que foram selecionadas 14 para a exposição no Escritório Técnico.
Segundo o chefe do escritório Técnico do Iphan em São Cristóvão, Thiago Conceição, a mostra fará parte do 40º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), que será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, e das celebrações do Mês da Consciência Negra do Instituto.
A abertura da exposição, no dia 5 de setembro, contou com uma roda de conversa com o artista sobre o processo criativo das obras. “O objetivo é trazer para o cenário da arte as texturas utilizadas no terreiro de candomblé, principalmente nas estamparias. Estas texturas ganharam o mercado de consumo e se tornaram produtos de mercado. A ideia é devolver a essas texturas o status de arte”, explica Juracy.
A iniciativa é realizada pelo terreiro Alarokê, fruto de um projeto selecionado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) de São Cristóvão, no âmbito do edital 004/2024, de Fomento de Ações Artísticas e Culturais, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Sobre o artista
Juracy de Arimatéia Rosa Júnior é babalorixá do Ilê Axé Alaroke, em São Cristóvão, artista plástico autodidata e ativista social no enfrentamento à intolerância religiosa. Mestre em Ciências da Religião e graduado em Design Gráfico. Atua nos seguintes temas: semiótica; cultura; festas populares; troca, fluxo e circulação do axé como forma de manutenção da sociabilidade no candomblé; religiosidades afro em Sergipe; identidade e memória do candomblé.
Serviço:
Exposição Afrotextura
Local: Escritório Técnico do Iphan em São Cristóvão (SE)
Endereço: Rua Coronel Erondino Prado, nº 50, Centro
Horário: até dia 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h
Telefone: (79) 3261-1436
E-mail: escritorio.saocristo@iphan.gov.br
Mais informações
Assessoria de Comunicação Iphan - comunicacao@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.instagram.com/iphangovbr
www.facebook.com/IphanGov
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

