Notícias

OBRAS

Em fase de conclusão de obras, Igreja de Nossa Senhora do Rosário (ES) recebe visita de arcebispo

Iphan investe R$ 350 mil nas melhorias, que vão devolver o templo aos fiéis e turistas.
Publicado em 07/10/2021 12h49 Atualizado em 07/10/2021 13h38
2021_ES_Vitória_IgrejaDeNossaSenhoraDoRosário_Divulgação

Fachada da Igreja após restauro, que se encontra na etapa final. Créditos: Walace Bonicenha

Nesta quinta-feira (07) a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vitória (ES), recebeu a visita do arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos. Obras no templo contam com investimentos de R$ 350 mil do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na visita, Dom Dario Campos deu bênçãos em comemoração ao dia de Nossa Senhora do Rosário e ao plantio de novas palmeiras no local.

Com recursos provenientes de emenda parlamentar, as intervenções incluem serviços de conservação do monumento e contenção estrutural. As melhorias vão devolver a Igreja a fiéis e turistas: celebrações e visitas estão suspensas desde maio de 2019 devido aos riscos no acesso ao bem cultural. Iniciados em 2020, os trabalhos estão previstos para serem finalizados em dezembro.

O escopo das intervenções contempla a resolução de problemas estruturais dos muros, serviços no sistema de drenagem, recuperação da rampa metálica e das alvenarias, pintura externa e instalação de guarda-corpo na escadaria frontal, dentre outras ações.

"Com grande alegria chegamos à fase final dessa importante obra no centro da capital. Após mais de dois anos fechada, mostrar o resultado da obra no dia de Nossa Senhora do Rosário é muito gratificante. Em breve fiéis e turistas poderão contemplar esse bem cultural tão precioso para a memória e história do país", Elisa Taveira, superintendente do Iphan-ES.

2021_ES_Vitória_IgrejaDeNossaSenhoraDoRosário_Interior

“A recuperação preserva não só o monumento mas a nossa história religiosa e cultural iniciada há mais de dois séculos e meio. A cidade de Vitória recebe um presente, particularmente o centro da capital é beneficiado, os visitantes e turistas poderão conhecer a igreja e um pouco da nossa história capixaba. Somos muito gratos e felizes com todos os parceiros que se envolveram nesse projeto de tamanha importância para nossa cidade e para os devotos de Nossa Senhora do Rosário”, exalta o pároco da Catedral Metropolitana de Vitória, Padre Renato Criste.

Situada no alto de uma longa escadaria, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vitória (ES), se destaca na paisagem capixaba. Tombada em 1946, a igreja está inscrita no Livro do Tombo Histórico do Iphan.

Mas a história da edificação começa muito antes, pois a construção remonta ao ano de 1765. Na época, encontrava-se afastada do núcleo original da povoação da Vila de Vitória e a entrada principal do templo era voltada para o mar.

De arquitetura e altares barrocos, sua estrutura principal foi erguida em apenas dois anos pelos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Ao longo do tempo a edificação testemunhou o crescimento da cidade ao redor, sem deixar de permanecer como um marco para os capixabas e para o Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Crédito da imagem 1: 
Crédito da imagem 2: Elisa Taveira

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Daniela Reis - daniela.reis@iphan.gov.br
(21) 2233-6334
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Cultura, Artes, História e Esportes