Notícias

Educação Patrimonial

Animação e HQ vão reforçar ações de educação patrimonial em Goiás

O material pedagógico será utilizado nas ações de difusão do Patrimônio Cultural do estado
Publicado em 27/01/2021 12h02

As ações do Programa de Educação Patrimonial ganharão um reforço no estado de Goiás: a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmou contrato com empresa especializada que vai produzir vídeo animação e revista em quadrinhos. O material pedagógico vai circular em escolas, reuniões e outras instituições, podendo ser utilizados de forma presencial e/ou online.

Essas ferramentas lúdicas serão utilizadas para a interpretação do Patrimônio Cultural do estado de Goiás, suas histórias, referências regionais e o reconhecimento dos bens tombados e registrados.  O vídeo animação e a revista em quadrinhos irão compor as ações realizadas pelo Iphan-GO, trabalhados de forma educativa e na difusão do Patrimônio Cultural, sobretudo com o público infantojuvenil.

Em 2020, em virtude da pandemia do coronavírus, diversas atividades foram suspensas. Com o retorno gradual, o Iphan-GO se prepara para a retomada de projetos como o Quintal do Patrimônio, que consiste na visita de alunos da educação infantil de escolas públicas da cidade de Goiás, Goiânia e de Pirenópolis à sede e aos escritórios técnicos do Iphan. O objetivo é proporcionar vivências junto ao Patrimônio Cultural goiano por meio de contação de histórias.

Outro projeto a ser retomado é o Cine Cult no Almoço, que promove sessões de vídeos, curtas e documentários no auditório da superintendência do Iphan-GO. Da mesma forma, o Roteiro Cultural Praça Cívica, cuja proposta é realizar visitas mediadas à sede do Iphan-GO e à praça Cívica, deve ser retomado.

Considerada marco inicial da construção da capital goiana, a praça Cívica concentra os principais monumentos públicos pertencentes ao Conjunto Arquitetônico Art Déco e Urbanístico de Goiânia, tombado pelo Iphan desde 2003. Todas as atividades serão desenvolvidas pelo Iphan-GO e parceiros estratégicos, como as Secretarias Municipais e Estadual de Educação, Cultura e Turismo, instituições de ensino e outros grupos.

O superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral, destaca que os materiais educativos visam contribuir para o reconhecimento do cidadão enquanto parte da cultura goiana. “Além de auxiliar na formação da identidade cultural, reforça a importância da preservação da memória e da história do lugar que pertencem”, avalia ele.

Educação e Patrimônio Cultural

O Patrimônio Cultural consiste no conjunto de manifestações e representações de um grupo. Ele está presente em todos os lugares e atividades, nas ruas, casas, danças e músicas, artes, escolas, instituições religiosas e outros espaços públicos. É encontrado nos modos de fazer, viver, criar e trabalhar. Faz parte do cotidiano, forma identidades e constrói os valores de uma sociedade.

De caráter coletivo, compõe a vida da população, materializando-se em histórias compartilhadas, bens, lugares e manifestações culturais. Quando um grupo de pessoas se reúne para construir e dividir conhecimentos, entender e transformar a realidade, está realizando uma ação educativa. Quando tudo isso é feito levando em conta a divulgação do Patrimônio Cultural, então trata-se de Educação Patrimonial.

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Marianne Carrijo Cardoso - marianne.cardoso@iphan.gov.br
(62) 3224-6402 / 1310
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Cultura, Artes, História e Esportes