Não. Todas as ações de preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro podem concorrer ao Prêmio Rodrigo 20222. A cada ano, a premiação do Iphan faz, também, uma homenagem a personalidades, áreas, temas ou regiões. O Prêmio Rodrigo chama atenção para o tema escolhido. Mas isso não significa que devem concorrer apenas ações relacionadas à temática. Assim, não há restrição ao recebimento de ações, desde que atendam aos requisitos do edital.
Perguntas Frequentes - PRMFA 2022
Tive conhecimento de que o Prêmio no ano de 2022 terá como tema Sustentabilidade Socioeconômica do Patrimônio Cultural. Isto representa alguma restrição à minha inscrição, que não abrange o tema?
Quais são as categorias e como identificar em qual delas minha ação melhor se enquadra?
Se minha ação estiver inscrita na categoria errada qual será o procedimento?
Quais documentos são necessários para efetuar a inscrição?
Qual a diferença entre o proponente da ação e o responsável pela ação?
Minha ação é realizada por vários parceiros. Como definirmos quem deve ser o proponente?
Realizei meu TCC, dissertação ou tese sobre o Patrimônio Cultura brasileiro. Posso concorrer ao prêmio?
Universidades Federais podem concorrer por meio de suas bibliotecas (acervos de livros e revistas históricos) ?
A ação já foi finalizada e está em análise de prestação de contas pela Secretaria Especial da Cultura; ela pode ser inscrita?
Recebi Menção Honrosa em edição anterior do Prêmio, posso concorrer novamente?
Sou Micro Empreendedor Individual, qual a diferença de eu me inscrever como MEI ou como Pessoa Física?
Tenho dúvidas a respeito da declaração de cumprimento da legislação ambiental. Meu projeto se caracteriza por atividades da cultura popular, ou seja, aulas, oficinas, intercâmbios etc. Preciso mesmo dessa declaração?
No item do Formulário de Inscrição Online “Há outras pessoas ou entidades parceiras envolvidas na ação?”, preenchemos informações sobre quem atuou no projeto (pessoas e entidades) ou pessoas que foram contempladas pela ação, por exemplo, público atingido?
Todas as ações inscritas são avaliadas?
Quando cabe recurso na etapa de habilitação?
Como é composta a Comissão Regional de Avaliação?
Como é realizada a avaliação da Comissão Regional?
Quais são os critérios da avaliação sintética?
Como é composta a Comissão Nacional?
Como é realizada a avaliação pela Comissão Nacional de Avaliação?
Como são atribuídas as Menções Honrosas?
Tive problemas técnicos, não recebi as confirmações de entrega, mas somente após os prazos estabelecidos no edital, percebi que o formulário de inscrição eletrônico ou o e-mail de interposição do recurso não foi entregue ao destinatário, de modo que o processamento não foi concluído. Qual é a responsabilidade do Iphan quanto a isso?
Quando será a cerimônia de premiação das ações vendedoras?
No item do Formulário de Inscrição Online, relativo ao “Desenvolvimento”, devo descrever o desenvolvimento já realizado ou o desenvolvimento previsto? Ou ambos?