Notícias
INPI reconhece IG para a cracóvia de Prudentópolis (PR)
A explicação para o nome peculiar do produto é dada pela Prefeitura de Prudentópolis. Conta-se que uma família de descendentes de ucranianos, dona de um açougue da região, produziu um embutido diferente e pediu a opinião de um cliente polonês, que achou que o produto precisava de um nome que chamasse a atenção. O embutido foi, então, batizado em homenagem à cidade polonesa de Krakóvia, com o intuito de aguçar a curiosidade sobre o produto feito por ucranianos, mas com nome polonês.
A cracóvia (originalmente, krakóvia) é um exemplo da influência ucraniana, sendo produzida desde os anos 1960 e, atualmente, bastante consumida e famosa na região. O embutido é produzido artesanalmente com carne suína nobre, magra e selecionada, não congelada, temperada com alho, sal, pimenta e especiarias. Após embalada, passa por um processo de defumação moderada, seguido de resfriamento por, no mínimo, 12 horas.
Atualmente, é clara a importância socioeconômica da produção da cracóvia para o município de Prudentópolis. Há um número expressivo de famílias envolvidas na atividade, que impulsiona o turismo, a hotelaria e a gastronomia local. Além disso, há um sentimento de pertencimento e um orgulho dos moradores, que consideram Prudentópolis “a cidade mãe da cracóvia”.
