Notícias
INPI recebe representantes da OMPI para alinhar ações de cooperação em 2026
Reunião com a OMPI discute atividades em cooperação - Foto: INPI
O INPI recebeu nesta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, no Rio de Janeiro, representantes do Escritório Regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) para discutir as perspectivas e prioridades das atividades de cooperação entre o INPI e a OMPI para este ano, com foco no aprofundamento da parceria institucional.
A reunião contou com a presença do presidente do INPI, Júlio César Moreira, e representantes das áreas envolvidas em cooperação internacional, além do diretor da OMPI no Brasil, Schmuell Cantanhêde, e de Érica Leite, também da OMPI. Na ocasião, foram discutidas as contribuições do Instituto para os projetos conjuntos, entre elas o desenvolvimento de pesquisas com partes interessadas no âmbito sul-americano, a realização de estudos nas áreas de tecnologia da informação, economia e inovação, bem como propostas relacionadas ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual, em abril.
Durante o encontro, Júlio César Moreira destacou a atuação do Instituto no âmbito do Mercosul e os demais acordos de cooperação firmados entre o Brasil e outros países.
Para 2026, entre as ações sugeridas, destacam-se a realização de workshops sobre marcas coletivas, encontros da rede de economistas-chefes, programas de mentoria em propriedade intelectual voltados a pequenas e médias empresas, além de encontros e simpósios. Também foram debatidas possibilidades de cooperação nas áreas de mediação e de combate à falsificação e à pirataria.