Notícias
INPI participa do encontro da Rede Global de Economistas-Chefes de PI
O INPI marcou presença, entre os dias 3 e 6 de novembro, em Ottawa, Canadá, no Encontro da Rede Global de Economistas-Chefes de Propriedade Intelectual, coordenado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). O fórum reuniu especialistas das áreas econômicas de 11 escritórios de PI – entre eles Austrália, Áustria, União Europeia, França, Hungria, Japão, Singapura, Suíça, Reino Unido e Brasil – reforçando o papel estratégico do INPI no diálogo internacional sobre economia e inovação.
O encontro ocorreu paralelamente à Conferência de Pesquisa Econômica e Dados de Propriedade Intelectual, coorganizada pela OMPI e pelo Escritório Canadense de PI (CIPO). Com o tema "IP Offices: A Catalyst for Innovation", o evento destacou como os escritórios de PI ao redor do mundo têm se tornado agentes essenciais para impulsionar inovação, competitividade e desenvolvimento.
A sessão plenária foi conduzida pelo economista-chefe da OMPI, Carsten Fink, e reuniu economistas-chefes do CIPO (Canadá), IP Australia (Austrália), IPOS (Singapura), INPI França e do INPI Brasil, representado por seu economista-chefe, Rodrigo Ventura.
Ao longo das discussões, destacou-se como as áreas econômicas dos escritórios de PI vêm produzindo análises que ajudam a compreender tendências tecnológicas, orientar políticas públicas e apoiar soluções para desafios reais enfrentados por inovadores, criadores e empresas. A participação do INPI reforça seu protagonismo internacional e seu compromisso em contribuir para um ecossistema de inovação cada vez mais dinâmico e estratégico.