Notícias
INPI participa da entrega de prêmio internacional para inovação verde
O INPI participou nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, da cerimônia online de entrega do prêmio de segundo lugar no Concurso de Inovação Verde da Associação Interamericana de Propriedade Intelectual (ASIPI) 2024 para o pesquisador brasileiro Ailton Pereira.
O pesquisador desenvolveu uma metodologia inovadora para a produção de biopigmentos sustentáveis, via processos fermentativos, voltados para o tingimento na indústria têxtil. Esses biopigmentos se destacam como uma alternativa ecológica aos corantes sintéticos, sendo biodegradáveis, não tóxicos e com vantagens ambientais e técnicas significativas. A inovação é derivada da sua pesquisa de Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Estadual de Londrina.
Na cerimônia, Pereira destacou a importância da patente para conseguir financiamentos e obter investimentos para levar sua invenção ao mercado. Pelo segundo lugar, o brasileiro recebeu um prêmio de mil dólares e a assistência do Programa ASIPI PRO-BONO, que consiste na prestação de aconselhamento e orientação jurídica profissional.
Apoio do INPI
O INPI esteve representado na cerimônia pelo diretor de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, Alexandre Dantas, e pela chefe da Divisão de Relações Multilaterais, Érica Leite.
O concurso contou com o apoio do INPI, que possui acordo de cooperação com a ASIPI. Até 2023, o concurso não teve nenhum participante brasileiro. Mas, no ano passado, com o suporte do Instituto na divulgação, houve 63 concorrentes brasileiros do total de 117 inscritos.
