Notícias
INPI é contemplado com o Prêmio Nacional de Combate à Pirataria
Durante cerimônia realizada em Brasília nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o INPI recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) o Prêmio Nacional de Combate à Pirataria.
O prêmio é um reconhecimento aos serviços prestados pelo INPI em 2024 no combate à pirataria, ao contrabando, à sonegação e aos delitos contra a propriedade intelectual. Nesse contexto, destacam-se os Diretórios Nacionais de Combate à Falsificação de Marcas e de Indicações Geográficas.
A premiação foi entregue durante a 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), na qual outras pessoas e instituições também foram contempladas. Nessa ocasião, houve um prêmio para o Instituto em si, outro específico para o presidente Júlio César Moreira e um terceiro para o gerente do Diretório e conselheiro do INPI no CNCP, Elton Ferreira Barbosa.
Conheça o Diretório
Desenvolvido como um projeto conjunto do INPI com o MJSP e o CNCP, o Diretório funciona como um centro de informações estratégicas acessadas exclusivamente por agentes públicos atuantes no combate às falsificações.
O Diretório voltado para marcas inclui mais de 37 mil registros, que representam 35% das marcas mais valiosas do mundo. A ferramenta é 100% gratuita, sendo acessível a pequenos empreendedores. Com o êxito do programa, foi lançado em 2024 o Diretório voltado para o combate à falsificação de Indicações Geográficas.