Notícias
IBID vai integrar a nova Rede Nacional de Indicadores Estaduais de CT&I
O Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (BID), elaborado pelo INPI com base na metodologia do Global Innovation Index da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), será incorporado à recém-criada Rede Nacional de Indicadores Estaduais de CT&I.
A iniciativa foi oficializada em 17 de setembro, em Brasília, quando a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou a portaria que institui a Rede, destacando que a medida “fortalece a articulação entre União, estados e instituições de pesquisa, ampliando a capacidade de formular políticas públicas baseadas em evidências”.
O anúncio ocorreu durante o Seminário Inteligência Estratégica em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), promovido pelo MCTI, que reuniu autoridades e especialistas para discutir o papel dos indicadores no avanço da inovação no país.
Na ocasião, o economista-chefe do INPI, Rodrigo Ventura, apresentou o IBID, indicador que mede e orienta o progresso da inovação no Brasil considerando as diferenças regionais.
A Rede será coordenada conjuntamente pelo MCTI, pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP).
Com a integração do IBID à rede, o INPI se consolida como ator-chave na produção de inteligência estratégica para políticas públicas, contribuindo para a construção de um ambiente mais inovador e competitivo no país.