Notícias
Escritórios de PI em todo o mundo celebram juntos o Dia Internacional da Mulher
O INPI se une à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e outros escritórios de PI no mundo para lançar uma mensagem pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março), que reforça o compromisso global com a agenda da diversidade e a valorização das mulheres no ambiente de trabalho.
Leia a carta:
Em comemoração ao tema do Dia Internacional da Mulher de 2025, “Para TODAS as Mulheres e Meninas — Direitos. Igualdade. Empoderamento”, nos unimos para expandir o acesso às oportunidades oferecidas pelo sistema de propriedade intelectual (PI). As mulheres continuam a enfrentar desafios para garantir direitos de PI, levando à sua sub-representação em patentes, pedidos de design e registros de direitos autorais. Reconhecendo que promover a igualdade em inovação e criatividade é essencial para o progresso econômico e social, a Mensagem Conjunta reafirma nosso compromisso com a ação coletiva.
A OMPI, juntamente com escritórios e organizações de PI de todas as regiões do mundo, dedica-se a empoderar mulheres e meninas por meio de:
- Promover iniciativas de desenvolvimento de conhecimento e habilidades em PI;
- Apoiar programas de mentoria e educação;
- Pesquise e compartilhe insights baseados em dados para impulsionar mudanças políticas.
Aprendendo com políticas e iniciativas globais
Trocar boas práticas e estratégias implementadas por diferentes IPOs e organizações pode nos inspirar a adotar nossas próprias abordagens transformadoras, ajudando a fechar a lacuna. Exemplos notáveis incluem:
- Plano estratégico do EUIPO 2030
- Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão do INPI Brasil
- Estudo de pesquisa da JPO sobre diversidade de gênero e inclusão no ecossistema de PI
- Conferência sobre Mulheres na Propriedade Intelectual de 2024, organizada pela Organização Regional Africana de Propriedade Intelectual (ARIPO, na sigla em inglês) e pelo Escritório de Serviços de Registro de Uganda (URSB, na sigla em inglês) no âmbito do projeto AfrIPI implementado pelo EUIPO
- Exposição Internacional de Invenções Femininas da Coreia organizada pela Associação Coreana de Mulheres Inventoras (KWIA) com a cooperação da KIPO
Essas práticas representam apenas alguns dos esforços que estão acontecendo ao redor do mundo para aumentar a participação das mulheres em inovação, PI e atividade econômica. Para mais informações e exemplos adicionais, o WIPO IPGAP Database oferece um recurso abrangente de políticas e iniciativas nacionais e regionais projetadas para dar suporte às mulheres em inovação, PI e empreendedorismo.
Fonte: WIPO