Notícias
Com agenda de cooperação definida, INPI conclui reunião dos BRICS no Brasil
Consolidando a agenda de cooperação definida no dia anterior, com as ações em andamento e os novos projetos, os países dos BRICS assinaram nesta terça-feira, dia 23 de setembro, o Relatório Final que concluiu a 17ª Reunião dos Presidentes dos Escritórios de Propriedade Industrial, no Rio de Janeiro, tendo o INPI como anfitrião.
As ações no âmbito dessa cooperação incluem tópicos como: uso da inteligência artificial nos Escritórios Nacionais; promoção pública do sistema de PI; valoração dos ativos intangíveis; colaboração em patentes; geração de relatórios analíticos com base em estatísticas; indicações geográficas; entre outras. Saiba mais.
Além do Relatório Final, também foi apresentada a proposta do Guia Operacional Atualizado dos BRICS, que passou por revisão para incluir as instituições de cinco novos membros (Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos). As demais alterações sugeridas vão passar por análise posterior dos países do bloco.
No total, a reunião do Rio de Janeiro sobre PI contou com a participação de dez países que fazem parte da composição atual dos BRICS: Brasil, China, Egito, Etiópia, Índia, Indonésia, Irã, Rússia, África do Sul e Emirados Árabes Unidos.
No encerramento da reunião, o presidente do INPI, Júlio César Moreira, agradeceu pela participação dos países e lembrou a todos sobre o treinamento online para examinadores e equipes de PI do bloco, que será realizado de 3 a 7 de novembro.
Ao anunciar a passagem da Presidência do Grupo de PI dos BRICS para a Índia, no fim do ano, Moreira afirmou que esta reunião deu mais um passo para o fortalecimento da cooperação nessa temática entre os países do bloco, que devem seguir ampliando a parceria.
"Entendemos que a participação do Brasil nos fóruns de discussão multilateral é fundamental para obter resultados positivos e buscar o desenvolvimento do País", concluiu o presidente do INPI.