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Emissão e Regularização de GRU

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Publicado em 03/06/2025 08h45 Atualizado em 03/07/2025 10h06
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1. Quando posso gerar a Segunda Via da GRU?

A segunda via da GRU pode ser gerada por meio do site do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), tanto antes quanto depois do vencimento.

Como acessar:

  • Acesse: https://servicos.rbmlq.gov.br
  • No menu superior, clique em "GRU"
  • Informe o número do processo ou o CNPJ/CPF
  • Escolha a opção “Emitir GRU” ou “Atualizar GRU”

Atenção: Caso o débito possua restrição jurídica, a atualização e emissão da segunda via não será permitida. Nesse caso, entre em contato com o Inmetro/SURRS para solicitar a guia atualizada. Para solicitações, utilize:

📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000

2. Minha GRU venceu, como emitir uma Segunda Via?

Você pode emitir uma guia atualizada com novo vencimento acessando o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE).

Passo a passo:

  1. Acesse: https://servicos.rbmlq.gov.br
  2. No menu superior, clique em "GRU"
  3. Informe o número do processo ou o CNPJ/CPF
  4. Selecione a opção "Atualizar GRU" para gerar uma nova com o valor corrigido e nova data de vencimento
  5. Faça o download e imprima

Caso tenha dificuldades na emissão, entre em contato com o Inmetro/SURRS:

📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000

3. Como proceder para realizar parcelamentos de débitos?

Para isso, envie um e-mail para: cobranca@inmetro.rs.gov.br

➡ Anexe o documento que originou o débito e indique seu interesse no parcelamento.

Os parcelamentos seguem os critérios da Portaria Inmetro nº 19, de 09/02/2017.

4. Consigo consultar a parcela do mês não vencida?

✅ Sim! Você pode consultar e imprimir parcelas não vencidas diretamente no PSIE — Portal de Serviços do Inmetro nos Estados, sem necessidade de atualização.

Para acessar:

  • Acesse o site
  • Clique em "GRU"
  • Informe o número do processo ou CNPJ/CPF da empresa
  • Escolha a guia correspondente à parcela desejada

➡ Se o débito estiver vinculado a uma empresa, informe o número do CNPJ para consultar e emitir a guia de parcelamento.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na emissão, entre em contato com o Inmetro/SURRS:

📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000 — Setor de Cobrança

5. Como solicito o cálculo atualizado das dívidas em aberto?

O cálculo atualizado deve ser solicitado por meio do Balcão Digital, acessando o seguinte link:

🔗 https://www.gov.br/pt-br/servicos/consultar-relacao-de-inadimplencia-por-razao-social-no-ambito-das-superintendencias-do-inmetro

6. O botão “Imprimir” não funcionou. O que fazer?

Isso pode ocorrer por falhas temporárias no site do PSIE.

  • Tente acessar novamente em outro navegador ou computador.
  • Caso o erro persista, entre em contato com nossa equipe:

📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000 — Setor de Cobrança

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