Emissão e Regularização de GRU
1. Quando posso gerar a Segunda Via da GRU?
A segunda via da GRU pode ser gerada por meio do site do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), tanto antes quanto depois do vencimento.
Como acessar:
- Acesse: https://servicos.rbmlq.gov.br
- No menu superior, clique em "GRU"
- Informe o número do processo ou o CNPJ/CPF
- Escolha a opção “Emitir GRU” ou “Atualizar GRU”
Atenção: Caso o débito possua restrição jurídica, a atualização e emissão da segunda via não será permitida. Nesse caso, entre em contato com o Inmetro/SURRS para solicitar a guia atualizada. Para solicitações, utilize:
📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000
2. Minha GRU venceu, como emitir uma Segunda Via?
Você pode emitir uma guia atualizada com novo vencimento acessando o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE).
Passo a passo:
- Acesse: https://servicos.rbmlq.gov.br
- No menu superior, clique em "GRU"
- Informe o número do processo ou o CNPJ/CPF
- Selecione a opção "Atualizar GRU" para gerar uma nova com o valor corrigido e nova data de vencimento
- Faça o download e imprima
Caso tenha dificuldades na emissão, entre em contato com o Inmetro/SURRS:
📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000
3. Como proceder para realizar parcelamentos de débitos?
Para isso, envie um e-mail para: cobranca@inmetro.rs.gov.br
➡ Anexe o documento que originou o débito e indique seu interesse no parcelamento.
Os parcelamentos seguem os critérios da Portaria Inmetro nº 19, de 09/02/2017.
4. Consigo consultar a parcela do mês não vencida?
✅ Sim! Você pode consultar e imprimir parcelas não vencidas diretamente no PSIE — Portal de Serviços do Inmetro nos Estados, sem necessidade de atualização.
Para acessar:
- Acesse o site
- Clique em "GRU"
- Informe o número do processo ou CNPJ/CPF da empresa
- Escolha a guia correspondente à parcela desejada
➡ Se o débito estiver vinculado a uma empresa, informe o número do CNPJ para consultar e emitir a guia de parcelamento.
Em caso de dúvidas ou dificuldades na emissão, entre em contato com o Inmetro/SURRS:
📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000 — Setor de Cobrança
5. Como solicito o cálculo atualizado das dívidas em aberto?
O cálculo atualizado deve ser solicitado por meio do Balcão Digital, acessando o seguinte link:
6. O botão “Imprimir” não funcionou. O que fazer?
Isso pode ocorrer por falhas temporárias no site do PSIE.
- Tente acessar novamente em outro navegador ou computador.
- Caso o erro persista, entre em contato com nossa equipe:
📧 E-mail: cobranca@inmetro.rs.gov.br
📞 Telefone: (51) 3375-1000 — Setor de Cobrança