Notícias
Visita técnica ao Labelo reforça cooperação entre Inmetro e PUCRS
Representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizaram uma visita técnica aos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Labelo/PUCRS), com o objetivo de aprofundar a troca de experiências e fortalecer a parceria institucional no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 de abril de 2025.
A visita foi conduzida pelo diretor do Labelo e presidente do Comitê de Partes Interessadas da Inter-American Accreditation Cooperation (IAAC), Israel Teixeira, que destacou a sinergia entre as missões da PUCRS e do Inmetro: “O Labelo agrega valor à qualidade regulatória no país. Essa parceria é essencial para a competitividade da indústria, além de garantir a qualidade e segurança dos produtos disponibilizados à sociedade brasileira”.
Além do presidente do Labelo, estiveram presentes o coordenador do Laboratório de Equipamentos Elétricos e de Infraestrutura, Gilvani Montenegro; o gerente de Relacionamentos e Contratos, Caio Tagliapetra Gomes; o gerente de Operações, Anderson Camargo Bandeira; e o coordenador do Laboratório de Eficiência Energética em Eletrodomésticos, Leandro Weschenfelder.
O encontro contou ainda, com a presença do chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro, Hércules Antônio da Silva Souza, acompanhado dos servidores Victor Simão e Marcelo Lima Alves. A equipe percorreu laboratórios de eletrodomésticos, segurança elétrica, eficiência energética e purificadores de água, acompanhando ensaios aplicados a micro-ondas, geladeiras, motores e sistemas de purificação.
Segundo Hércules Souza, o objetivo da visita foi "trocar experiências técnicas e aprofundar a compreensão sobre os ensaios aplicados a objetos regulamentados pelo Inmetro". A iniciativa também teve como foco discutir os desafios enfrentados pelos laboratórios e fabricantes para adequação à nova base normativa de refrigeradores, com prazo de conformidade até dezembro de 2025.
Além do suporte técnico em ensaios, o Labelo tem desempenhado um papel relevante com dados e informações qualificadas para subsidiar análises de impacto e resultado regulatório - ferramentas essenciais para a modernização e a efetividade da regulamentação técnica no Brasil. A parceria com o laboratório é estratégica para promover decisões regulatórias mais embasadas, seguras e sintonizadas com as demandas da sociedade.
O Labelo atua em colaboração com a Superintendência do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs), oferecendo suporte técnico por meio de ensaios laboratoriais que subsidiam ações de vigilância de mercado. Essa parceria permite à Surrs aprimorar a fiscalização de produtos regulamentados, indo além da simples verificação da presença do selo de conformidade, ao avaliar aspectos como eficiência e vida útil dos produtos, como é o caso, por exemplo, das lâmpadas LED.
A aproximação entre as instituições reforça o compromisso com a melhoria contínua da qualidade regulatória e a valorização da ciência, tecnologia e inovação no país.