Notícias
Cultura
Inmetro realiza dia de integração com ciência e cultura no campus de Xerém, RJ
O Campus Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, em Xerém (RJ), foi palco, nesta terça-feira (23/07), de um dia de celebração à cultura brasileira e de valorização das pessoas que constroem o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A edição 2025 do Arraiá e Dia da Família reuniu a força de trabalho da instituição em uma programação especial, com atividades culturais, visitas aos laboratórios, comidas típicas e apresentações artísticas.

A programação foi dividida em dois momentos, pela manhã foi realizado um café de boas-vindas seguido de visitas aos laboratórios e ao Museu do Inmetro. Os participantes puderam conhecer de perto o trabalho da instituição realizado nas áreas como Metrologia Legal, Materiais, Química, Acústica e Elétrica.

“É uma honra abrir as portas do Inmetro para as famílias que fazem parte da nossa história. Este é um momento de acolhimento e reconhecimento de importância de cada pessoa que contribui para a construção da nossa Casa da Qualidade. ”, afirmou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, durante a abertura do evento.
Participar ativamente das iniciativas institucionais também fortalece os laços com a missão do Inmetro. Para Anna Garcia, colaboradora da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Ctinf), esse envolvimento foi marcante:
“Foi a primeira vez que participei e me emocionei por ter minha família ali comigo. Ver as áreas unidas, contribuindo para que tudo desse certo, foi muito gratificante. Já fico na expectativa pelo próximo ano.”
Valorização a cultura popular brasileira
Com o tema "Valorização da Cultura Popular Brasileira: ritmos, sabores e saberes que fortalecem nossa identidade", o tradicional Arraiá do Inmetro inspirou a decoração das barracas por regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste), a programação musical e os trajes típicos, promovendo um ambiente de celebração e pertencimento desde os primeiros momentos da tarde.
A abertura oficial do Arraiá contou com apresentações culturais que valorizaram ritmos e expressões regionais como capoeira, frevo, carimbó e samba, seguida da saudação do presidente.

“O Inmetro é feito de pessoas de todas as partes do país, e trazer essas manifestações culturais para o centro da festa é também uma forma de celebrar a riqueza e a diversidade que compõem a nossa instituição”, destacou Márcio Brito.
Entre as atrações, destacaram-se a banda Talentos Sem Medida, formada por servidores e colaboradores do Instituto, a animada Bateria Show e a Quadrilha Junina Paz e Amor, que emocionou o público com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O público também participou do tradicional concurso do Rei e da Rainha do Arraiá e da escolha da barraca mais bem decorada, por meio de votação via QR Code.
Premiações: barracas e concurso do Rei e Rainha.
A barraca campeã do concurso foi a da Região Centro-Oeste, organizada pela Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), Auditoria Interna (Audin) e Corregedoria. Em segundo lugar, ficou a barraca da Região Norte, organizada pela Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) e pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre).

Na eleição do Rei e da Rainha do Arraiá, o título de Rei e Rainha 2025 foi conquistado por Renato Rui, da Dconf e Beatriz Oliveira, da Diretoria de Inovação, Planejamento e Articulação (Dplan). O segundo lugar ficou com Francis Ribeiro, também da Dplan, e Luzinete dos Santos, da Dconf.

Para o presidente do Inmetro, momentos como este são fundamentais para fortalecer a cultura organizacional:
“Mais do que celebrar as festas juninas, este evento reforça nossos laços de solidariedade, respeito e valorização das nossas raízes. É isso que nos move como instituição pública a serviço da sociedade”, concluiu.

O encerramento da programação ocorreu com as premiações do concurso de Rei e Rainha e a última apresentação da Bateria Show. O evento foi marcado por um clima de integração, valorização da cultura brasileira e fortalecimento dos vínculos entre a força de trabalho.