Notícias
Inmetro participa da 34ª Reunião do Comitê Consultivo de Eletricidade e Magnetismo (CCEM), em Sèvres, na França
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), representado pelo pesquisador Rodrigo Simões Ribeiro, da Divisão de Metrologia Elétrica (Diele), participou das reuniões do Comitê Consultivo de Eletricidade e Magnetismo (CCEM), realizadas no Pavillon du Mail, sede do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), em Sèvres, na França. Os encontros ocorreram entre os dias 3 e 7 de março e reuniram especialistas e representantes de Institutos Nacionais de Metrologia de diversos países, com foco no fortalecimento da cooperação internacional e na promoção de avanços científicos na área.
As atividades incluíram a Reunião do Grupo de Trabalho das Organizações Regionais de Metrologia (CCEM-WGRMO), a 18ª Reunião do Grupo de Trabalho em grandezas de Baixa Frequência (CCEM-WGLF), o Workshop “Metrology for Future Electricity Grids” (Metrologia para futuras redes elétricas), a 28ª Reunião do Grupo de Trabalho em grandezas de Radiofrequência (GT-RF) e a 34ª Reunião do CCEM.
Segundo Rodrigo Simões Ribeiro, a participação do Inmetro na reunião reforça o papel do Brasil no cenário metrológico internacional. “É uma oportunidade valiosa para contribuir com o desenvolvimento técnico global, além de fortalecer a atuação do Instituto em decisões estratégicas que impactam diretamente a qualidade das medições em escala mundial”, destacou o pesquisador.
Durante os encontros, foram debatidos temas como o planejamento estratégico e avanços em comparações metrológicas, definições e propostas de organização de novas comparações visando ao atendimento das demandas dos Institutos Nacionais de Metrologia, técnicas de medições de baixa frequência e radiofrequência, desafios das redes elétricas do futuro. Também foram discutidas melhorias nos processos de publicação de resultados no KCDB (Key Comparison Database), além da eleição de novos presidentes para os grupos de trabalho e os preparativos para o centenário do CCEM em 2027.