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Obter descaracterização de imóvel rural

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Agricultura e Pecuária

Outros Serviços > Imóveis
Obter descaracterização de imóvel rural
Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    É uma solicitação com vistas à alteração da classificação de imóvel rural para urbano, devido a sua localização e exploração.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Todos os proprietários ou detentores de imóveis rurais que estejam localizados na área urbana do município e desejem alterar sua situação, tendo em vista que o imóvel não é utilizado para atividades rurais.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer Descaracterização de Imóvel Rural para Urbano

      O pedido de descaracterização de imóvel rural para urbano deverá iniciar-se na prefeitura do município de localização do imóvel, com vistas a análise e, quando for o caso, DEFERIMENTO da solicitação. Após o deferimento pela prefeitura, caberá ao interessado providenciar a abertura de nova matrícula.


      Por último, o interessado deverá procurar o Incra a fim de realizar o pedido de CANCELAMENTO por descaracterização de imóvel rural para urbano, junto ao Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR).

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Nas Superintendências Regionais do INCRA.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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  • Vincular ou desvincular código do imóvel rural
  • Atualizar cadastro de imóvel rural
  • Certificar imóvel rural
  • Consultar Código do Imóvel Rural
  • Emitir CCIR
  • Cadastrar imóvel rural
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: descaracterização de imóvelimóvel ruralurbano
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